Secretaria de Finanças realiza rodízio de estagiários do Programa Eusébio de Educação Fiscal

quinta-feira | 23/09/2021
O Programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Eusébio, a Fundação Raimundo Fagner, Empresa 3Corações e a Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefin) e da Secretaria de Educação do Município (Seduce), iniciou no último mês de agosto, o estágio dos alunos selecionados para o Programa Eusébio de Educação Fiscal (PEEF). Os 12 alunos selecionados são da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz. A capacitação dos alunos está acontecendo no Setor de Arrecadação da Secretaria de Finanças e Planejamento.

Conforme Isabela Martins, Coordenadora de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do Eusébio, foi programado um rodízio para um melhor aproveitamento dos alunos no estágio, e o primeiro grupo de três alunos já está em treinamento na Sefin. “Desde segunda-feira (20), foi iniciado aqui no setor de arrecadação tributária, um rodízio entre quatro grupos de alunos. O primeiro grupo, com três estagiários, está conhecendo na prática a rotina do setor e a aplicabilidade dos tributos municipais. Cada grupo de alunos ficará no setor aproximadamente dois meses e meio. Os outros alunos continuam realizando as atividades na sala da Escola da Promoção a Vida, atualizando a base de dados do cadastro imobiliário com o auxílio da plataforma do georreferenciamento”, destacou.

O Programa Eusébio de Educação Fiscal é fruto de uma parceria com a Fundação Raimundo Fagner, Empresa 3Corações e a Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz do Eusébio. Doze alunos foram selecionados para receber capacitação sobre a natureza do tributo, importância dos gastos públicos, da solicitação de nota fiscal, entre outros temas. A Escola Profissional contará com um laboratório com equipamentos, computadores, laptops e notebooks para que os alunos possam estar vivenciando a educação fiscal.

O programa, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, está em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). “A Educação Fiscal é um processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de estimular a cidadania participativa e consciente dos direitos e obrigações, com base no exercício da cidadania e corresponsabilidade entre o município e a sociedade. Ao decidirmos levar esse programa para a Escola queremos que o aluno tenha conhecimento de como o estado funciona, como são pagos os impostos, para que serve o estado, de onde vem os recursos. Também queremos que se inteirem sobre a prerrogativa que todo cidadão tem de controlar, acompanhar e cobrar as propostas de governo”, salientou