Secretaria de Saúde de Eusébio abre programação alusiva ao ‘Setembro Amarelo’

quinta-feira | 01/09/2022
As atividades foram direcionadas aos servidores da Secretaria com foco no autocuidado (Foto: SME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu, nesta quinta-feira (01/09), a campanha Setembro Amarelo com uma ação de sensibilização e mobilização com os profissionais de Saúde.  O evento aconteceu no período da manhã na sede da Secretaria. Para este ano, o tema da campanha é “Como está sua saúde mental?”. A ação teve como objetivo incentivar o autocuidado e a prevenção entre os profissionais.

Ao longo do mês de setembro várias ações serão realizadas em alusão a Campanha do “Setembro Amarelo” – Mês de Prevenção ao Suicídio, pela Secretaria de Saúde do município. Nos dias 02 de setembro, na Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, acontecerá a palestra com o tema “Setembro Amarelo e Prevenção ao Suicídio”. No dia 14, no Auditório do CAPS será realizado o musical com o grupo “Vem pra Vida.” E no dia 15 de setembro, no Polo de Lazer Ivens Dias Branco a programação prevê a realização de um Sarau. Essas ações serão conduzidas pelos profissionais do CAPS Geral.

O NASF Sede realizará Rodas de Conversa com pais e educadores sobre os cuidados com a saúde mental, enfatizando os fatores de proteção e de risco para suicídio,  visando promover o auto cuidado e melhorar as relações familiares, nos seguintes dias e locais: dia 22, as 07 horas, no CEI Terezinha Campina Braúna; dia 26, às 7 horas, na Escola das Guaribas; dia 27, às 17 horas na Escola Maria de Fátima Façanha (Lagoinha); dia 28, às 15 horas, na Escola Josefa Sá e dia 29 de setembro, às 9 horas na Escola Estadual  Ana Bezerra.

O NASF Sede também realizará Rodas de Conversa com o mesmo tema para usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos seguintes dias e locais: 26 de setembro, às 8h30, na UBS das Guaribas; 27 de setembro, às 8 horas, na UBS Lagoinha; 27 de setembro às 13h30, na UBS Amador; 28 de setembro, as 9 horas, na UBS Autódromo; dia 29 de setembro, às 7 horas, na UBS Parque Havaí e no dia 30 de setembro, às 8 horas, na UBS Lagoinha.