Secretaria de Saúde de Eusébio alerta sobre hepatites virais

quarta-feira | 29/07/2020

No mês de julho, quando acontece a campanha de alerta sobre as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Eusébio, através da Coordenadoria de Imunizações, alerta sobre os cuidados e a prevenção da doença.  No Ceará, de 2007 a 2020, foram confirmados 8.421 casos de hepatites virais. Destes, 3.628 (43,1%) foram referentes a casos de hepatite A, 2.567 (30,5%) de hepatite B, 2.216(26,3%) de hepatite C e sete casos (0,1%) de hepatite D.

No Eusébio, no ano passado, foram registrados quatro casos de hepatite B e três de hepatite C.Segundo o secretário de Saúde de Eusébio. Mário Lúcio, atualmente os casos de hepatite A, tem decaído no Estado e não há registros da doença no município nos últimos anos.

A hepatite A tem como maior fonte de infecção os alimentos e a água. Já a hepatite B, tem como provável fonte ou mecanismo de infecção a via sexual. A hepatite C, em sua maioria, são mais comuns nos homens. Dos casos no Estado entre 2007 a 2019, 64,7% (1.433) dos casos acometerampessoas do sexo masculino. Quanto a forma deinfecção, o maior percentual foram por transfusãosanguínea (32,3%) e relação sexual desprotegida (19,6%). Os óbitos por hepatite C são a maior causa de morte entre as hepatites virais 66% dos óbitos.

Segundo a Coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eusébio, Rita de Cássia Alexandrino, atualmente os imunobiológicos têm sido um aliado no controle e redução das hepatites. “Aqui em Eusébio temos a vacina contra Hepatite B nos postos e no Hospital Municipal Amadeu Sá. O esquema de vacinação corresponde a administração de uma dose da vacina ao nascer e ocorre ainda no Hospital. A continuidade do esquema vacinal ocorre com a vacina pentavalente (contra meningite, tétano acidental, difteria, coqueluche e hepatite B,” observa.

Para se prevenir contra as hepatites virais, as recomendações são: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar e carne de porco, não compartilhar objetos de uso pessoal, como giletes, escovas de dentes, utensílios de manicure, além de utilizar preservativos durante as relações sexuais, e ter certeza de que materiais utilizados para fazer tatuagens e para a colocação de piercings são descartáveis.