Secretaria de Saúde de Eusébio apresenta ações que serão realizadas na nova gestão

terça-feira | 12/01/2021
Na primeira reunião com o Conselho Municipal de Saúde, o Secretário Josete Malheiros ressaltou a importância da instância para o controle social da gestão pública (Foto: Divulgação/PME)

Com a participação do secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros Tavares, o Conselho Municipal de Saúde realizou sua primeira reunião do ano, nesta segunda-feira (11), no espaço holístico do CAPs AD do município, observando os protocolos de segurança e distanciamento social em ambiente aberto e controlado, atendendo as recomendações de prevenção à COVID-19. Estavam presentes também os conselheiros municipais de Saúde, técnicos da Secretaria de Saúde e a direção do Conselho.

O secretário Josete Malheiros Tavares fez um balanço das iniciativas realizadas nestes primeiros dias da nova gestão e falou de propostas em andamento que serão aprofundadas tanto pelo Conselho de Saúde, como pela equipe técnica e os poderes constituídos do município, como vistas às readequações necessárias ao Sistema Municipal de Saúde de Eusébio. Citou o enfrentamento da pandemia; a vacinação contra Covid-19 prevista para breve; a abertura e funcionamento do Centro Especializado de Reabilitação (CER); o revigoramento das equipes e serviços de atenção primária; a aquisição de novos equipamentos para os postos de saúde e a maternidade, dentre outras medidas.

O secretário anotou as sugestões apresentadas pelos conselheiros de saúde e reconheceu a importância do Controle Social na Saúde, consagrada pela Lei Orgânica do SUS para o bom andamento da gestão do Setor. Josete Malheiros afirmou que os conselheiros serão chamados a participar ativamente da gestão, integrando as ações de planejamento e a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Eusébio para o próximo quadriênio.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância dos conselhos municipais como espaço ideal de participação popular na gestão pública. “A participação social é imprescindível para o exercício da cidadania. Os conselhos possibilitam o contato dos cidadãos com a esfera pública e faz com que estejam mais próximos dos processos, ações e políticas públicas que dizem respeito às suas vidas, para que exerçam o verdadeiro controle social. Aqui no Eusébio, incentivamos, apoiamos e valorizamos essas instâncias de participação popular para que tenhamos uma gestão eficiente e resolutiva”, pontuou.