Secretaria de Saúde de Eusébio recomenda medidas de prevenção ao coronavírus

quarta-feira | 04/03/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, dá orientações sobre cuidados básicos para reduzir os riscos de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Conforme o secretário de Saúde, Mário Lúcio, o principal cuidado que todos devem ter é lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver sabão, o álcool 70% gel ou solução, pode ser utilizado, friccionando as mãos por pelo menos por 20 segundos.

“É importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Deve-se evitarcontato próximo com pessoas doentes e ficar em casa quando estiver doente. Outras medidas são; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência”, disse.

O secretário destaca que a transmissão do coronavírus (Covid-19) ocorre pelo ar, via espirro, tosse e gotículas de salivas, ou por contato pessoal. “É muito importante que a população passe a aderir ao hábito de lavar bem as mãos, além de tomar outras medidas, como usar o álcool 70% e evitar aglomerações”, enfatiza. Destaca a importância do respeito os cinco momentos de higienização das mãos.  “O ideal é higienizar as unhas, o dorso das mãos, entre os dedos, a polpa digital para que se tenha uma lavagem completa”, orienta. A transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de 7 dias após o início dos sintomas.