Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Secretaria de Saúde de Eusébio recomenda que adolescentes mantenham caderneta de vacinação em dia

quinta-feira | 09/07/2020

“Quando falamos em vacinação, pensamos logo nas crianças, mas a imunização deve acontecer em todas as faixas etárias”. O alerta é da coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde de Eusébio, Rita de Cássia Alexandrino. Ela afirma que a caderneta de vacinação deve ser frequentemente atualizada e cita o exemplo dos adolescentes, que contam com algumas vacinas só são administradas nessa faixa etária.

Rita de Cássia afirma que existem também vacinas que devem ser reforçadas durante o período da adolescência, “além disso, doses atrasadas também podem ser colocadas em dia”, ressalta. Asvacinas recomendadas para serem aplicadas nos adolescentes são as seguintes: HPV meninas (previne o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais) deve ser aplicada em meninas de 9 a 14 anos, sendo duas doses com seis meses de intervalo. A HPV meninos, que também previne o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais é indicada para meninos de 11 a 14 anos, sendo duas doses com seis meses de intervalo.

Temos ainda: ACWY (contra doenças meningocócicas invasivas causadas por Neisseriameningitidis dos sorogrupos A, C, W-135 e Y.) para meninos e meninas de 11 a 12 anos, sendo uma dose única ou reforço; Hepatite B, sendo três doses, de acordo com a situação vacinal; Febre Amarela, uma dose se nunca tiver sido vacinado (para quem vai viajar para áreas endêmicas); Dupla Adulto (previne difteria e tétano), reforço a cada 10 anos e Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola), duas doses, a depender da situação vacinal anterior.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho destaca que é importante evitar lugares cheios e aglomerados em tempos de pandemia de Covid-19, por isso mesmo que os Postos de Saúde estão com local isolado dos demais atendimentos somente para realização de vacinas. “Não podemos nos descuidar da vacinação de rotina, tomando as doses recomendadas e de reforços. Isso é essencial para que a população não fique ainda mais vulnerável a doenças infecciosas”, ressaltou.