Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Secretaria de Saúde esclarece que não ter caderneta de vacinação não impede que a pessoa seja imunizada

terça-feira | 14/07/2020

Não ter cartão de vacinação não é impedimento para que a pessoa possa receber sua imunização. A orientação é da Secretaria de Saúde de Eusébio com relação a essa dúvida que muitas pessoas têm,e por isso muitas vezes deixam de comparecer aos postos de vacinação. A Secretaria orienta que quem tiver nessa situação deve procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. 

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, toda pessoa pode ser vacinada nos postos de saúde, onde recebe um registro de controle da vacinação (cartão), podendo atualizar mais tarde a Caderneta. “Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde mais perto de sua casa, com o cartão de vacinação em mãos e com o cartão do CADSUS”, diz.

Ele destaca que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Conforme o secretário de Saúde, com um pouco de pesquisa é possível recuperar as informações sobre quais vacinas já foram tomadas. Mas caso perca a sua carteira de vacinação, é preciso recuperá-la num posto de saúde ou tomar as vacinas novamente

A coordenadora de imunizações de Eusébio, Rita de Cássia Alexandrino, diz que é possível resgatar o histórico da vacinação, através doSistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), nas salas de vacinação de unidades de saúde. Já no caso de pacientes que obtiveram uma ou mais vacinas na rede de saúde privada, a recomendação é semelhante. Só é preciso se dirigir ao hospital ou clínica no qual você tomou a dose da vacina e resgatar o seu histórico.

“Mas quando o cidadão não lembra dos locaisonde tomou vacina ao longo da vida, a saída éatualizar a sua situação vacinal. Isso significa que a pessoa deve ir a uma das unidades de saúde que conhecer e tomar todas as vacinas recomendadas para sua faixa etária no Calendário Nacional de Vacinação”, conclui.