Secretaria de Saúde realiza Mutirão de Prevenção a Diabetes neste sábado, 25

quarta-feira | 22/11/2023
Foto: Arquivo SMS/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (25) o Mutirão de Prevenção a Diabetes Mellitus. A ação acontecerá das 8h às 12h no Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER) e visa proporcionar orientação, conscientização e atendimento médico especializado e multiprofissional aos portadores de diabetes. O público-alvo da ação são pacientes com diabetes a partir de 50 anos e idosos.

O Mutirão terá atendimentos de Oftalmologista, Clínico geral, Nutricionista, Enfermagem, Educação Física e Farmacêutico. Camilla Moura, coordenadora do CER e responsável pela organização do Mutirão destaca objetivo da ação. “O objetivo é realizar busca ativa e rastreamento precoce de pessoas com diabetes mellitus e assim evitar e prevenir as principais complicações causadas pela doença, tendo em vista que é uma doença silenciosa”, destacou.

Durante o Mutirão serão realizadas avaliações específicas como: Exame de Fundo do olho; Pé diabético, Teste Glicêmico, Orientação nutricional, Avaliação do IMC, Orientações à prática de atividades físicas, Uso racional de medicamentos dentre outros.

Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio destaca a importância do Mutirão. “Nós decidimos fazer esse Mutirão mobilizando uma equipe multiprofissional para chamar a atenção dos pacientes em relação as complicações que a diabetes pode causar para os portadores dessa doença silenciosa. A diabetes provoca uma alteração na saúde ocular do paciente que se chama Retinopatia Diabética, que também causa perda da visão. Nossa equipe multidisciplinar passará os cuidados importantes durante toda a ação. Também teremos no sábado, vacinação contra covid-19, quem ainda não completou o esquema vacinal, é bom comparecer ao Mutirão e se vacinar”, destacou.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do uso de máscara de proteção nos hospitais, postos e unidade de saúde do município.