Secretaria de Saúde realiza planejamento das imunizações de 2014

sexta-feira | 24/01/2014

O Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde do Eusébio realizou nesta sexta-feira, 24 de janeiro, uma reunião com todos os enfermeiros responsáveis pelas unidades básicas de saúde, iniciando os trabalhos de planejamento das campanhas de imunização de 2014 no município. A coordenadora do setor, Rita de Cássia Feitosa, abordou três ações que terão uma ênfase maior neste ano, a de prevenção contra dengue, a imunização contra sarampo e contra o HPV, que será disponibilizado, pela primeira vez, pelo Sistema Único de Saúde a rede pública do país.

Segundo Rita de Cássia, o surto de dengue do ano passado foi um alerta para que o município intensifique as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti neste ano. Ela solicitou aos enfermeiros que notifiquem com maior brevidade os casos suspeitos, e encaminhem os pacientes para a coleta de sangue na Farmácia Central com o objetivo do diagnóstico ser disponibilizado com maior brevidade.

Com relação ao Sarampo, a coordenadora destacou que devido os inúmeros casos ocorridos em Fortaleza, o município de Eusébio tem que ter um cuidado redobrado, inclusive incentivado as pessoas que ainda não foram imunizadas, a procurarem os postos de saúde para receberam à vacina Tríplice Viral (contra Sarampo, Rubéola e Caxumba). “Solicitamos ainda o levantamento dos profissionais de saúde que ainda não foram vacinados para que o façam com brevidade”, destacou Rita de Cássia.

O terceiro tema da reunião tratou da campanha nacional que acontecerá em 10 de março de imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV), que acontecerá pela primeira vez na rede pública de saúde. No Eusébio a meta é vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos.

“Vamos ter uma reunião na próxima semana com a secretária de Educação, professora Ivonilde Silva, para que nossas enfermeiras possam ter acesso às escolas e realizem o trabalho de conscientização sobre a doença. Esse trabalho será feito com as alunas e com os pais, para que todas as meninas sejam imunizadas nessa campanha”, destacou Rita de Cássia.