Secretaria de Saúde realizou 116 atendimentos oftalmológicos em janeiro

segunda-feira | 06/02/2023
Foto: Apenas Ilustrativa

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Saúde realizou no mês de janeiro/2023 vários atendimentos e cirurgias oftalmológicas. Durante o primeiro mês do ano, foram triados 116 pacientes para cirurgias, sendo realizadas 43 cirurgias de catarata e 30 cirurgias de pterígio. Os atendimentos são realizados em unidade especializada contratada pelo município, após o encaminhamento dos pacientes através das Unidades Básicas de Saúde.

“O eusebiense, ao procurar o posto de saúde e na consulta médica for percebido a necessidade de triagem para estas cirurgias, deverá ser solicitada uma avaliação do oftalmologista e com esse encaminhamento a Secretaria de Saúde agendará a triagem e se for de fato necessário, fará o agendamento para a cirurgia, sendo ainda disponibilizado o transporte de ida e volta”, destacou Josete Malheiro, secretário de Saúde de Eusébio.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves pontua a importância dos cuidados com a saúde ocular. “A nossa visão é uma das partes mais importantes do nosso corpo, fiquem atentos a qualquer sinal de ardência nos olhos, de visão embaçada. Procure a UBS e solicite encaminhamento”, pontuou.

Para quem não conhece, existem vários exames oftalmológicos que são indispensáveis antes de qualquer cirurgia. São eles: mapeamento de retina, ultrassonografia ocular e tomografia de coerência óptica de papila. Exames que são solicitados apenas por médico oftalmologista.