Secretaria de Saúde vai vacinar eusebienses que viajarão para áreas com febre amarela

quarta-feira | 24/01/2018

A Coordenação de Imunizações da Secretaria de Saúde do Município, está orientando os eusebienses com relação a vacinação contra Febre Amarela. Os moradores de Eusébio que necessitem viajar para as regiões onde há surto da doença no País, segundo a coordenadora de Imunizações, Rita de Cássia Alexandrino, devem comparecer ao órgão, que fica na sede da Secretaria de Saúde (Rua Irmã Ambrosina, 81 – Centro), munidos do comprovante de residência e do bilhete aéreo.

Segundo Rita, as pessoas serão cadastradas e a Prefeitura solicitará as vacinas à Secretaria de Saúde do Estado, para que sejam aplicadas nos interessados. Ela observa que só serão vacinados no Eusébio, moradores do município. “Essa foi a orientação que recebemos da Secretaria de Saúde do Estado, pois cada município recebe um percentual de imunizações”, observa.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, observa que não há necessidade de corrida aos postos de saúde em busca da vacina contra febre amarela, pois o Ceará está fora da área de risco da doença. “A vacina será aplicada somente nas pessoas que vão viajar para as áreas onde existe o surto. Em todo o País, 19 das 26 unidades da federação apresentam surto e, portanto, nesses locais há recomendação de vacina. Dos nove estados do Nordeste, o Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe são os únicos a não apresentar epidemia de febre amarela”, destaca.

Para quem vai viajar para os seguintes estados devem procurar a Coordenação de Imunizações para serem encaminhados para a vacinação: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás (incluindo o Distrito Federal), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que há 17 anos, o Ceará não tem casos de febre amarela. Por isso, pessoas que residem no Eusébio não precisam se imunizar contra a doença. “O Ceará não é área de risco, mas recebe do Ministério da Saúde, mensalmente, vacina da febre amarela para viajantes”, observa. Para obter a vacina, é necessário procurar a Coordenação de Imunização com antecedência do deslocamento e apresentar comprovante de viagem para as áreas onde a imunização é recomendada, além do comprovante de residência. Podem receber a proteção pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos.