Secretaria Municipal de Educação realiza atividades didáticas do Busca Ativa com alunos do ensino médio

segunda-feira | 06/02/2023

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Departamento BASE – Busca Ativa Escolar e Selo Unicef, está realizando nas Escolas de Ensino Médio de Eusébio, as atividades relacionadas a experiência didática “Sonhar para Transformar”. As atividades começaram em janeiro e continuam nesse mês com os alunos do 1º ano do ensino médio, advindos da rede municipal de ensino.

As profissionais Larisse Alves e a Paula Andréa Alves, psicólogas da Busca Ativa conduzem uma roda de conversa sobre o que são os sonhos, fazendo com que os alunos reflitam sobre as diferentes projeções para sonhos comuns, despertando nos(as) estudantes o desejo de mudar a própria realidade. Desde o dia nove de janeiro, os técnicos da Busca Ativa estão realizando visitas às famílias que estão com pendência escolar, garantindo que pais e os adolescentes fossem confirmar a matrícula e assim poder assistir as aulas.
“Trabalhar a questão da motivação com esses meninos que estão chegando no 1º ano é essencial. Essa ação deriva do enfrentamento da cultura do fracasso escolar, proveniente do Resultado Sistêmico 2 (Educação de Qualidade para Todos) do Selo Unicef”, disse Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), coordenadora do Departamento do Selo Unicef e Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Além das rodas de conversa com os alunos, que estão sendo realizadas pelas psicólogas Larisse Alves e a Paula Andréa Alves, da Busca Ativa, a secretaria municipal de Educação também está realizando visitas de fortalecimento de vínculos. “São visitas aos alunos que foram muito faltosos no ano passado. Então, estamos fazendo um alicerce e um acompanhamento desde agora para ver se eles não faltem tanto, pois as faltas prejudicam o aprendizado”, destacou Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), coordenadora do Departamento do Selo Unicef e Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta semana, a equipe da Busca Ativa estará realizando atividades na Escola Ana Bezerra e na Escola de Ensino Profissionalizante.