Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social alinham estratégias para aumentar cobertura vacinal

quinta-feira | 02/03/2023

A Comissão do Selo Unicef realizou uma reunião, nesta quarta-feira (01/03), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), com o objetivo de alinhar estratégias e parcerias para melhoria da cobertura vacinal. Participaram do encontro a primeira-dama, Marta Gonçalves; a Secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro; o secretário de Saúde, Josete Malheiros, a coordenadora de Imunizações da SMS, Rita da Cássia, entre outros dirigentes.

Segundo a coordenadora da Imunizações da SMS, Rita de Cássia Alexandrino, o objetivo é que todos os atores do município participem desse esforço para que a cobertura vacinal do município seja ampliada. A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde vão contribuir ajudando na busca ativa vacinal, análise do cartão vacinal, sensibilização dos pais nas reuniões. Ela destaca que a pandemia prejudicou muito a ida das famílias aos Postos de Saúde e com isso atrasou a atualização da caderneta de vacinação, principalmente das crianças. “Temos que buscar atualizar o esquema vacinal para evitar o reaparecimento de doenças”, ressalta.

A estratégia do Selo Unicef junto com a Secretaria de Saúde é realizar campanha junto aos usuários dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social para que fiquem atentos com relação a necessidade de atualização das vacinas. O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que a campanha veio em boa hora, pois vacinas salvam vidas e evitam que doenças já controladas possam acometer a população.