Secretário de Saúde apresenta balanço de 2017 durante a posse do Conselho Municipal de Saúde

sexta-feira | 23/02/2018

Aconteceu nessa quinta-feira (22), a posse do Conselho Municipal de Saúde do Eusébio para o biênio 2018/2019. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Eusébio e contou com a participação do secretário Municipal de Saúde, Dr. Mário Lúcio Ramalho Martildes, que fez uma apresentação da situação do sistema de saúde do Eusébio, sobre avanços, as dificuldades e situação financeira no decorrer do ano de 2017. O evento contou com a participação dos vereadores, e populares.

Durante a 258º reunião do Conselho Municipal de Saúde, foram empossados os seus novos membros e repassadas as diretrizes para este ano de 2018. Após a posse foi eleita à nova composição da mesa diretora do organismo, ficando assim constituída: Vicente Paulo Monteiro Vieira (Presidente); José Flávio Ferreira da Costa (Vice-presidente) e Francisca Celma de Souza (Secretaria Geral).

De acordo com a portaria 084/2018, a nova composição, com mandato de dois anos (a vigorar até 22 de fevereiro de 2020), conta com a seguinte composição: Representantes do poder público municipal (Secretaria de Saúde); Maria das Graças Viana Bezerra (titular); Mário Lúcio Ramalho Martildes (suplente); Secretaria de Desenvolvimento Social; Katiana Faria Batista de Moura (titular); Aurilene Braga de Souza Leitão (suplente); Secretaria de Educação; Antonio Fábio Bezerra Roque (titular); Kátia Fernanda da Silva Oliveira (suplente); Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá; Dariele Ferreira Moreira Crispim (titular) e Jacqueline Bezerra Torres (suplente).

Prestadores de Serviços ao SUS: Clínica de Diálise de Eusébio: Maria Jéssika Nogueira (titular) e Marcos Lima Medeiros (suplente); Profissionais de Saúde de Nível Superior; Vicente Paulo Monteiro Vieira (titular); Marcela Girão Lima de Queiroz Carneiro (suplente); Miriam Clarissa Fontenele Azevedo Batista (titular 2) e Maria Tereza do Nascimento Chaves (suplente 2); Profissionais de Saúde Nível Médio – Agente Comunitária de Saúde (ACS); Maria Márcia Campina de Sousa (titular); Fábia Jacinto de Abreu (suplente); Agente Comunitário de Endemia (ACE); José Flávio Ferreira da Costa (suplente); Jonas Coelho do Nascimento (suplente); Auxiliar de Enfermagem: Maria de Lourdes Nunes de Melo (titular) e Maria de Fátima Soares de Sousa (suplente).

Já como representantes dos usuários foram contempladas as seguintes comunidades: Lagoinha e Autódromo: Sabrina Marques Baltazar (titular); Ribamar Fernandes Campos da Silva (suplente); Guaribas e Amador: Dorivan Almeida Sá (titular) e Valdenísia Gomes Holanda (suplente); Parque Havaí e Urucunema: Leuda Teixeira Pinto Pereira (titular); Francisca Liana Vieira Soares (suplente); Cauaçu e Encantada: Francisco Glauber Alves da Silva (titular); Jéssica Góis de Sousa (suplente). Tamatanduba e Santa Clara: Elenilson Campina de Oliveira (titular) e Maria do Carmo Lima da Silva (suplente).

E ainda, Timbu e Olho D’Água: Maria de Fátima da Silva (titular); Maria Mocinha Marcos da Silva (suplente); Cararu e Precabura: Maria de Fátima Moura dos Santos (titular); Francisco Ivan Leandro da Silva (suplente); Santo Antônio: Francisca Celma de Souza (titular); Paulo de Tarso Rebouças de Carvalho (suplente); Mangabeira: Jucilene da Silva Ferreira (titular) e Alexandre Guabiraba Silva (suplente); Jabuti km 19 e 20; Maria Jeanete da Silva (titular) e Elivanusia Florêncio de Andrade Pinto (suplente).

O Secretário enfatizou a importância do Conselho e agradeceu os membros que concluíram o mandato pela grande colaboração que deram ao longo de dois anos.

Biometria

Mário Lúcio afirmou que está sendo realizada a licitação para o gerenciamento do ponto biométrico na saúde, o processo está em fase de habilitação das empresas e em breve estará concluído. “Esperamos implantar o ponto biométrico que fará a aferição de frequência dos servidores. Queremos iniciar o funcionamento do sistema em março. Isso é uma exigência do sistema de informatização e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos demais órgãos do controle, que desejam que haja regularização desse item para que seja mais efetivo e transparente”, concluiu.