Secretário Nacional de Prevenção às Drogas visita Eusébio e se impressiona com serviços de qualidade na Prevenção às Drogas

sábado | 07/05/2022
Quirino Cordeiro Júnior e Rolf Hartmann receberam Moção de Louvor na Câmara de Eusébio. Fotos: Levy Oliveira/PME

O município de Eusébio recebeu nesta sexta-feira (6) a visita do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior. O Secretário esteve na cidade para conhecer de perto as ações realizadas pela Prefeitura de Eusébio no cuidado e prevenção às Drogas. Pela manhã,

Quirino Cordeiro Júnior conheceu as dependências da Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda, que funciona em Eusébio, dirigida por João Maria de Albuquerque. Em seguida, o secretário Quirino e Rolf Hartmann, Presidente e Cofundador da Cruz Azul no Brasil receberam Moção de Louvor, na Câmara Municipal de Eusébio.

Durante a solenidade na Câmara Municipal de Eusébio, o prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância das ações do município em relação às Políticas sobre Drogas. “Aqui no município nós acreditamos que o mecanismo maior de combate, tratamento e acompanhamento das Políticas sobre drogas é através da religiosidade, é através das comunidades terapêuticas. Todo mundo aqui trabalha se complementando, uns ajudam os outros, o importante é que a política seja executada”, destacou.

Rolf Hartmann, presidente e Cofundador da Cruz Azul no Brasil, entidade sem fins lucrativos, voltada para a promoção da Vida, sem drogas, reconhecida como Centro de Referência em Dependência Química (CEREDEQ), agradeceu a  honraria recebida.  “Estamos muito honrados em receber essa Moção de Louvor, o Ceará nos acolhe sempre com muito carinho e para nós, o município de Eusébio é referência em muitas áreas, no conceito de trabalhar em conjunto com a Rede Pública e Privada, com a Comunidade Terapêutica, com prevenção, com a intersetorialidade dentro da própria Gestão, e o mandatário do município é engajado nessa causa da prevenção de Drogas e isso é muito bom”, disse.

A Comitiva durante a visita na Escola de Promoção da Vida.

No período da tarde, a comitiva conheceu as instalações da Escola de Promoção Da Vida (EPV). Na ocasião, Micheline Said, Assessora de Políticas sobre Drogas de Eusébio apresentou como é feito o trabalho com os jovens acompanhados pela Escola. Já em visita ao CAPs AD, o secretário Quirino Cordeiro Júnior visitou as instalações do equipamento acompanhado por Micheline Said, onde ele observou os serviços oferecidos e conversaram um pouco sobre as ações de Políticas sobre Drogas no País.

Sobre a visita ao município, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior pontua que ficou impressionado pelos bons serviços realizados no município no que diz respeito à Política Sobre Drogas. “Fiquei muito bem impressionado com a qualidade de serviços que são ofertados para pessoas que apresentam dependência química aqui no município. Além disso, o que me impactou positivamente foi a integração que acontece entre esses variados serviços, formando de fato uma rede potente que ajuda sobremaneira as pessoas que precisam de cuidados. É esse o exemplo que nós precisamos buscar alcançar para que o cuidado efetivo seja feito em todo o País”, pontuou o Secretário.

Micheline Said, Assessora Especial de Política Sobre Drogas de Eusébio destaca que a presença do Secretário foi de grande importância. “Foi um momento importante para dar visibilidade ao nosso trabalho. O Eusébio é muito alinhado com a Política nacional sobre drogas, a gente segue as diretrizes. Nós temos um plano, nós temos Conselho, nós temos o programa de reinserção, de tratamento. Tudo aquilo que o Governo Federal coloca sobre diretriz nacionao de Política Sobre Drogas,  município de Eusébio já vem fazendo desde 2009. A nossa Assessoria Especial sobre Drogas foi a primeira do nosso País”, destacou.