Secretários participam de encontro sobre Cidades Sustentáveis

quinta-feira | 06/03/2014

O Núcleo Gestor da Plataforma Cidades Sustentáveis da Prefeitura de Eusébio realizou nesta quinta-feira uma reunião preparatória para o Curso de Gestão Pública Sustentável, que acontece nesta sexta-feira, às 10 horas no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá. O evento teve como objetivo integrar os secretários municipais no processo. Presente ao evento, o prefeito Júnior agradeceu o apoio da Fundação Alphaville que está apoiando o evento e a Rede Nossa São Paulo, que iniciou a plataforma no País.

Segundo o prefeito Júnior, num encontro dos prefeitos em Brasília, ele tomou conhecimento desse trabalho para tornar cidades sustentáveis no país, e a partir daí sentiu o desejo do Eusébio ser inserido no projeto. “O termo sustentabilidade não é só referente ao meio ambiente, mas a várias áreas, como Educação, Saúde e Cultura. Essa plataforma nos dá referências para que sigamos as boas práticas em cada setor”, disse.

O Núcleo Gestor do Eusébio, formado por Stela Barros, Armando de Paula e Serginho Aragão foi apresentado aos presentes. O grupo trabalha na articulação para que as secretarias planejem ações conjuntas que levem ao desenvolvimento sustentável. O Coordenador Executivo do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi Pereira, disse que está impressionado com os indicadores apresentados pelo Eusébio. “Vocês tem o Tempo Integral universalizado, coisa rara no país, um indice muito baixo de mortalidade infantil e cobertura de 100% no setor da saúde”, observou.

“O mais importante é que esses projetos estão tendo continuidade de uma gestão para outra, coisa que é difícil de acontecer no país, por isso muitas cidades vivem retrocessos”, afirmou Maurício. O curso de Gestão Pública Sustentável acontecerá nesta sexta-feira, na Escola Neusa de Freitas Sá e contará com a participação dos municípios de Fortaleza, Itaitinga, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Tururu e Eusébio.