Secult do Eusébio lança edital de concurso cultural para a produção do livro Roda de Mulheres: Eusébio e as Facetas Femininas

segunda-feira | 31/01/2022
As inscrições podem ser feitas online até o dia 10 de fevereiro (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lançou um edital de concurso cultural para a produção do Livro “Roda de Mulheres: Eusébio e as Facetas Femininas”, que tem como objetivo a valorização da produção literária feminina, gerenciando espaço exclusivo para mulheres eusebienses dentro da literatura apresentarem seus talentos, bem como enaltecer a figura da escritora municipal, inclusive em uma amplitude estadual, gerando uma das cópias do livro para a Biblioteca Estadual do Ceará.  As inscrições podem ser feitas online até o dia 10 de fevereiro.

O concurso tem como principal objetivo a escrita de um livro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Também deve gerar uma ação específica na cidade de visibilidade para as escritoras municipais, sendo estas, profissionais ou não da área e ainda fortalecer o dialogo feminino e o espaço de produção artística da mulher frente a cultura municipal e divulgar a cidade através do livro adquirido como produto final do projeto, trazendo Eusébio ao centro das cidades de desenvolvimento literário e incentivo a mulher.

O título do livro será “Eusébio e as facetas feminina” abordando os seguintes temas: família, empoderamento feminino, machismo versus feminismo, empreendedorismo, direito das mulheres, violência doméstica, saúde pública, saúde mental, jornada de trabalho, discriminação racial e identidade. O concurso é aberto a qualquer mulher (comprovadamente residente no município de Eusébio) e os gêneros literários que participarão serão: crônicas, poemas e poesias. Não serão aceitos escritos de pessoas jurídicas, empresa/instituição/universidades entre outras e também não serão cobradas quaisquer taxas para a inscrição e participação do concurso.

É vedada a participação de membros da Comissão Julgadora bem como dos seus parentes de 1º grau (pais, filhos e irmãos), cônjuge, namorado(a) companheiro(a) e também a participação de qualquer servidor público municipal, não importando cargo ou tipo de vínculo. Cada participante poderá inscrever no concurso apenas um (01) texto. As regras que devem ser cumpridas com a inscrição de seu projeto são as seguintes: seguir os perfis do Instagram (@prefeituradeeusebio e @seculteusebio); seguir o perfil do Facebook (@prefeituraeusebio e @seculteusebio) e seguir o canal do Youtube (@prefeituraeusebio e @seculteusebio).

Os escritos deverão conter os seguintes itens a serem preenchidos através da ficha de inscrição: título; os participantes deverão apresentar junto com a obra um texto descrevendo a ideia do escrito apresentada, bem como sua inspiração (informar através de um texto explicativo em até 750 caracteres). A obra não terá quantidade de caracteres máxima e pode ser inspirada, mas é estritamente proibida a cópia integral ou parcial dos escritos;

Inscrição e prazos

As participantes deverão entrar no Instagram da SECULT, clicar no link da Bio, preencher devidamente a ficha de inscrição e anexar seu texto, formato .doc, docx ou pdf, no local apropriado da ficha de inscrição. O período de inscrições vão até o dia 10 de fevereiro. Já a entrega das obras literárias no dia 13 de fevereiro de 2022 até às 23:59, horário de Brasília. O julgamento dos Projetos, pela comissão, acontecerá entre 14 e 15 de fevereiro de 2022 e a divulgação das selecionadas, no 16 de fevereiro de 2022.

A divulgação dos vencedores será feita pelo: Facebook e Instagram da Prefeitura Municipal de Eusébio e Secult Eusébio, além do site da Prefeitura (www.eusebio.ce.gov.br). A entrega dos Livros das autoras será no dia 08 de março na Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré. Os textos entregues fora dos prazos não serão avaliados e não serão aceitos ou serão desclassificados os projetos que não atendem aos requisitos do Regulamento. Por sua vez, as inscrições que apresentarem informações incorretas, incompletas, ou inverídicas serão automaticamente desclassificadas durante o processo de triagem. No caso de mais de uma inscrição por candidato, será considerada apenas a primeira inscrição.

Faça sua inscrição aqui

Mais informações com a Secretaria de Cultura e Turismo pelos telefones 3260-4745 / 3260-2049