Secult e UEPA se unem para desenvolver projeto para os pacientes do CER

quinta-feira | 02/03/2023
O projeto visa um melhor atendimento aos usuários do CER e será feito de forma sistemática. Fotos: Leovangildo Deodato

A Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio (Secult) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER) e da Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA), estiveram reunidos na última terça-feira (28) com os diretores das Escolas de Artes; Idiomas; Dança; Música e Tecnologia e Áudio Visual da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio para desenvolver um projeto inovador para as crianças, jovens e adultos atendidos no equipamento de saúde.

O projeto visa um melhor atendimento aos usuários do CER e será feito de forma sistemática. Com o intuito de potencializar a recuperação do paciente, melhorar sua qualidade de vida e formar culturalmente munícipes em tratamento e acompanhamento de saúde. Os profissionais da UEPA vão dar um treinamento especial para os profissionais da Secult em relação às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e deficiência intelectual, no sentido de abordá-los e também quanto as terminologias que envolvem os atendimentos.

“Esse treinamento vai servir para que a Secult esteja adaptada e que ela consiga acolher nossos pacientes e pais dos pacientes. O que ocorre às vezes é que o paciente vai por contra própria na Secult, se matricula em algum curso e às vezes se torna uma frustação tanto para o paciente como para o profissional que ministra a aula. Muitas vezes o paciente acha que ele tem habilidade para música, quando ele tem habilidade para dança e nós enquanto profissionais por saber as limitações dos pacientes, poderemos fazer um direcionamento mais qualificado. A Secult vai servir para otimizar e intensificar mais o nosso atendimento e a gente poder fazer ainda mais o melhor trabalho de inclusão aqui de Eusébio”, destacou Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora da UEPA.

“Nós vamos fazer uma grade de plano integrado de atendimento das crianças com TEA, autismo e múltiplas especialidades. Nós vamos oferecer tanto para os alunos quanto para os pais, todas as atividades que tem no NAEC, como aulas de dança, canto, música, capoeira, tudo o que envolve a cultura”, destaca Tarcísio da Cultura, secretário de Cultuara e Turismo de Eusébio.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que essa parceria será benéfica para os usuários do CER e Uepa, no sentido de trabalhar as potencialidades deles e auxiliar de forma terapêutica com os mesmos. “Essa parceria tem também o propósito de trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência, através dos cursos de artes, educação e cultura”, destaca.