Secult Eusébio abre inscrições para o Curso de Cultura Popular

quinta-feira | 04/11/2021
O curso trará várias linguagens da Cultura Popular, com o Bumba Meu Boi, o Reisado, Maracatu, Malabarismo, entre outras (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) está com inscrições abertas para o Curso de Cultura Popular, que acontecerá a partir do próximo ano na Escola de Artes, Qualificação e Capacitação Aloísio Bruno (NAEC). Estão sendo oferecidas 60 vagas para pessoas a partir dos 12 anos, inclusive alunos do NAMME e da APAE. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura, o curso, que trabalhará a inclusão, trará várias linguagens da Cultura Popular, com o Bumba Meu Boi, o Reisado, Maracatu, Malabarismo, construção de tambores, entre outras formas de trabalhar a cultura e a arte de raiz.

As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras à noite (19h às 20h e de 20h às 21h) e aos sábados pela manhã (8h às 9h e de 9h às 10h). “O curso abordará diversos temas de nossa tradição, cultura e arte. Nele vamos brincar de teatro de bonecos (mamulengos, bonecos gigantes marionetes…), circo (malabarismo, equilibrismo, acrobacia…) e música popular cearense (baião, xote, maracatu, ciranda, côco…). Interagindo e participando dos festejos da cidade em seus reisados, bumba meu boi, maracatu, cortejos, festas juninas e onde houver espaço para uma boa brincadeira,” disse André Rosendo, coordenador da capacitação.

As inscrições podem ser feitas aqui . Ao acessar, basta indicar a opção do curso e em seguida marcar o termo de cessão de uso de imagens, vídeos e/ou áudio, com fins de divulgação de resultados da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio e declarar estar apto a assinar e responder legalmente pela inscrição ou ser acompanhado por um responsável legal, devidamente comprovado com documento oficial com foto ou comprovante de guarda legal, isso no primeiro dia de aula do seu curso.

Nesse mesmo link qualquer cidadão pode se inscrever para outras capacitações nas áreas da cultura, educação, arte e esporte, entre eles: Curso de Edição e Programação (informática), Violão, Capoeira, Artesanato, Teclado, Bateria, Boxe Chinês (Sanda), Ritmos, Violino e Viola, Canto coral, Dança de Salão. Teatro, Acordeom, Flauta doce. Violoncelo e Ginástica Laboral.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a Cultura é uma das políticas mais importantes da atual gestão na busca da cidadania plena. “Temos investido em políticas sociais que tem trazido um retorno positivo para cada cidadão. A Cultura funciona como uma ferramenta de libertação também, dando ao cidadão uma opção às mazelas vivenciadas hoje pela sociedade. Os cursos do NAEC tem dado bons frutos, formando e descobrindo talentos em nossa cidade e possibilitando uma melhoria de vida para muitos eusebienses”, observa o gestor.