SECULT realiza Conferência da cultura e elege delegados que participarão da Conferência Nacional

sexta-feira | 06/10/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizou nesta sexta-feira (6) a 4ª Conferência Municipal de Cultura que teve como tema central “Democracia e o exercício dos direitos culturais”. A Conferência foi realizada no auditório da Escola de Formação Neusa Freitas de Sá com a presença de profissionais ligados à cultura do Eusébio. Na ocasião, os artistas, empreendedores da cultura, profissionais puderam discutir eixos importantes que serão levados para a Conferência Nacional de Cultura que acontecerá de 4 a 8 de março de 2024, em Brasília.

A 4º Conferência Municipal da Cultura contou com as presenças de Fábio Santiago, coordenador de articulação regional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará(SECULT CEARÁ), de Andréa Vasconcelos, coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura (MINC), Marta Gonçalves, primeira-dama de Eusébio e deputada estadual e demais convidados. Na ocasião, o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves assinou a Lei Paulo Gustavo, relacionada a projetos da cultura de Eusébio.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves destaca que direito à cultura é proporcionar cultura para todos. “Direito à cultura é proporcionar cultura para todos, mas principalmente dar o direito a todos de participar, respeitando a diferenças. E, isso é praticado no Eusébio. Nós temos a tranquilidade de que praticando a democracia, nós damos direito à cultura a todos. Através da cultura nós conseguimos externar o que está dentro de nós. É a expressão corporal e de fala de nosso sentimento interior. E o melhor exemplo que nós podemos dar para a cultura do Ceará, é quando nós fazemos o orçamento público. Onde no mínimo 4% da receita corrente líquida é destinada para a cultura, onde isso é transformada em saúde, educação, em formação cidadã para as pessoas. Através do que vocês discutirem aqui sejam levadas para as outras conferências e que nossas ideias consigam virar política de cultura de estado no Brasil”, disse

Segundo Andréa Vasconcelos, coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura (MINC), a missão do Minc é estar presente nos municípios. “Estou muito feliz de estar aqui em Eusébio nesse momento tão importante que é a realização da Conferência Municipal de Cultura. Nossa missão enquanto escritório regional do Ministério da Cultura é estar junto aos 184 municipios cearenses”, disse.

Ao final da Conferência Municipal de Cultura foram escolhidos os delegados culturais que irão participar da Conferência Nacional da Cultura em Brasília.

Confira os representantes:

Delegados governamentais: Alan Santos e Pedro Henrique

Delegados da Sociedade civil: Larissa Lavor, Rafael Rolim, Bia Facó, Daniela Gurgel, Jaderson Nobre e Luís Teles.