Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Secult realiza o 1º Reisado do Eusébio a partir desta quinta-feira

quarta-feira | 05/01/2022
O professor Oswaldo Barroso falará sobre a Cultura Popular do Reisado que é tradicional no Nordeste brasileiro (Imagem: Secult/Eusébio)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) realiza, a partir desta quinta-feira (06) o 1º Reisado de Eusébio 2022, com artistas da pasta e a participação de grupo popular que percorrerá os bairros da cidade. A programação também contará com uma palestra como professor Oswald Barroso, um dos maiores especialistas do Reisado como tradição da cultura popular brasileira.

A palestra de Oswald acontecerá nesta quinta-feira (06), as 15 horas, na Biblioteca Pública Patativa do Assaré (Avenida Eusébio de Queiroz-4600 centro). Oswald é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1986), tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e pós-doutorado em Teatro, concluído na Escola de Teatro da UNIRIO com o projeto “A máscara e sua performance no nordeste brasileiro”.

Participou, como professor bolsista, do Curso de Especialização em Cultura do Campo da Universidade Federal do Cariri. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará, pesquisador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas – DICTIS, e do Grupo de Pesquisas Cultura Brasileira: Educação e Práticas Pedagógicas, do qual é vice líder, ambos da UECE.  O momento terá como convidada especial Edite Colares.

Já a programação popular do Reisado também inicia nesta quinta-feira (06), as 18 horas nas Guaribas e as 19h30, segue na Tamatanduba. No dia 07, sexta-feira, às 18 horas, na Precabura e as 19h30, no Encantada; no dia 08, sábado, as 18h no Coaçu e às 19h30, no Santa Clara e no dia 09, domingo, a programação, que consiste numa roda de Reisado com artistas da Secult e participação especial do Grupo Breu, acontece a partir das 18h30 na Grande Sede, em frente a Capelinha de Sant’Ana e São Joaquim, na Praça 23 de junho. As atividades nos bairros iniciarão também em frente as igrejas católicas ou praças principais e sairão em cortejo pelas ruas.