Secult realiza reunião técnica para tratar da logística da Paixão de Cristo 2023

quinta-feira | 23/03/2023

A Paixão de Cristo do Eusébio está chegando! Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), realizou a reunião técnica da 24ª Paixão de Cristo de Eusébio. A reunião teve a presença dos representantes dos seguintes órgãos: Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Vigilância Sanitária de Eusébio, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Corpo de Bombeiros, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Eusébio, Polícia Militar, Raio, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEISP), Centro de Resgate e Emergência Pré-hospitalar (CREPH) e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).

A Polícia Militar irá disponibilizar o efetivo de 29 policiais, quatro viaturas da PM, uma viatura do BP choque. “Estaremos em pontos estratégicos durante os três dias de evento”, disse o Capitão João Edson da Polícia Militar do Ceará. Já o Capitão Ferreira, responsável pelo Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), destacou que serão disponibilizadas duas equipes do Raio que atuarão durante o evento religioso.

Rejane Sales, secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, destaca a importância de trabalhar em parceria, principalmente em um evento como a Paixão de Cristo. “Nós trabalhamos em parceria, não tem como fazer uma segurança sem parceria com as outras polícias. Ninguém pode fazer segurança sozinho. Nessa edição da Paixão de Cristo, nós iremos dispor de 150 homens, sendo 50 por dia. Três equipes de moto patrulhamento. Faremos o acompanhamento dos ônibus que sairão das localidades até o local do evento”, destacou.

Na ocasião, ficou decidido que não será permitido a comercialização de bebidas alcoólicas pelos ambulantes cadastrados para o evento. Adriana Lopes, coordenadora da Vigilância Sanitária de Eusébio, destaca que os serviços serão monitorados durante os três dias de evento. “A equipe da Vigilância Sanitária ficará responsável por todo monitoramento dos serviços dos ambulantes. Iremos começar a fiscalização já na manhã do dia 6 de abril, para sabermos como será a comercialização dos produtos e fazer as devidas orientações para os ambulantes que estarão no evento”, destacou.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Eusébio, a exemplo da edição de 2022, dará o suporte necessário ao evento. “Toda a equipe da UPA de Eusébio está preparada para fazer os atendimentos emergenciais, caso seja necessário. Temos 14 leitos na unidade. Mas, se for preciso, poderemos disponibilizar outros”, disse Marina Saraiva, coordenadora de Enfermagem da UPA-Eusébio.