Sefin reúne bancos visando ampliar as alternativas para facilitar pagamentos de tributos pelos contribuintes

sexta-feira | 06/05/2022
O secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, fez uma apresentação para os gestores das instituições bancárias sobre o município do Eusébio (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefin), reuniu-se, nesta quinta-feira (05), com as principais instituições financeiras e bancárias do Eusébio. Participaram do encontro representantes da Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Nordeste. Na oportunidade, a Sefin explicou o Chamamento Público que visa o credenciamento para a prestação de serviços de arrecadação de Tributos Municipais, Contribuições de Melhoria e Taxas Diversas.

O secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, fez uma apresentação para os gestores das instituições bancárias sobre o município do Eusébio, ressaltando o crescimento recente das atividades e a importância do investimento dos bancos no município. O Secretário também apresentou resultados recentes da arrecadação do município e os investimentos recentes que o município realizou, inclusive sua ascensão à CAPAG A, rating atestado pela Secretaria do Tesouro Nacional.

“A oportunidade é para que às instituições financeiras, a partir do chamamento público, possam oferecer aos contribuintes diversos meios de pagamento para viabilizar a recepção da arrecadação, através de documento DAM – Documento de Arrecadação Municipal, em padrão FEBRABAN, com código de barras, e QrCode PIX por intermédio de suas agências, PAB’s e outros meios de cobrança, com prestação de contas por meio magnético dos valores arrecadados”, disse Cialdini.

Ele destaca que o objetivo da reunião foi disseminar a importância do Chamamento Público e dirimir quaisquer dúvidas das instituições participantes, a partir do  Edital 03002/2022, publicado no Diário Oficial do dia 2 de maio de 2022.

Conforme Alexandre Cialdini, além de trazer transparência e ampliar a participação das instituições financeiras, o encontro também viabilizou medidas para que o contribuinte do Eusébio tenha disponível diversas alternativas para cumprir suas obrigações tributárias. Sidney Saraiva Leão, Secretário  Executivo da Secretaria de Finanças e Planejamento ressalta que, “além desse aspecto, o credenciamento proporcionará redução dos custos bancários para a Prefeitura, com a ampliação da concorrência”.

Alexandre Cialdini e Sidney Saraiva Leão ressaltaram a importância da orientação do prefeito Acilon Gonçalves de estar sempre ampliando o diálogo com as instituições financeiras para fortalecer o mercado local e viabilizar a concorrência saudável para o município do Eusébio.  A abertura do Chamamento Público acontecerá no dia 23 de maio e até essa data a Secretaria de Finanças e Planejamento estará à disposição para dirimir dúvidas e ajustes necessários sobre o objeto do chamamento público.