Segurança Pública de Eusébio é exemplo para todo o Ceará

terça-feira | 18/02/2014

O trabalho pioneiro de Segurança Pública Municipal, realizado pela Prefeitura de Eusébio, será transformado em projeto para todo o estado do Ceará. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 17, pelo presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp), Joathan de Castro Machado, durante reunião do colegiado. A reunião contou com a presença do secretário Municipal e Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, delegado Lauro Leite, que fez uma explanação do trabalho realizado no município.

Lauro destacou que o trabalho de Segurança Pública foi pensado pelo ex-prefeito Acilon Gonçalves que o chamou para assumir o desafio. “Iniciamos de forma tímida, com pouca estrutura e poucos guardas municipais, hoje contamos com uma sede central, equipamentos, viaturas, motos, com Postos da Guarda Municipal que funcionam 24 horas e um contingente de 146 guardas municipais, sendo dezessete mulheres”, destacou.

Segundo Lauro, o trabalho tem obtido resultados também devido às diversas parcerias realizadas tanto com as demais secretarias municipais, como com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Justiça e Ministério Público. “Realizamos um trabalho em equipe, inclusive apoiando, com pessoal e equipamentos, os policiais nas investigações e procedimentos de combate a criminalidade”, destacou o

secretário.

Lauro Leite também comentou sobre o trabalho social empreendido pela Prefeitura com o intuito de possibilitar a população um ambiente seguro. “A Prefeitura atua de forma preventiva com nossas crianças e jovens, oferecendo escola de Tempo Integral, Esporte, Cultura, Lazer, Transporte Gratuito para todos os cidadãos, além de Capacitações, tendo criado inclusive uma disciplina pioneira no país que é a de Formação Humana e Cidadania, enfim dá todas as oportunidades para o jovem seguir no caminho da cidadania”, disse.

Ele frisou ainda sobre o trabalho da Assessoria Especial Sobre Drogas, na prevenção, combate e tratamento de dependentes químicos. Os membros do Consesp elogiaram o trabalho realizado e indagaram sobre novos projetos, tais como o vídeomonitoramento da cidade. O secretário explicou que serão dez câmeras espalhadas pelas principais vias, que farão a vigilância 24 horas, as imagens, segundo ele, serão monitoradas a partir de uma sala equipada para acionar as viaturas em caso de necessidade.

O presidente do Consesp destacou que o convite feito ao secretário Lauro Leite, teve como objetivo constatar as razões da experiência de Segurança Pública de Eusébio ser tão elogiada por gestores municipais e até do Estado. “Estamos encantados com esse trabalho, que mostra que com vontade política é possível realizar um grande trabalho nessa área. Vamos coletar todas as informações possíveis com o senhor para elaborarmos um projeto de segurança pública para o Ceará. Para que todas as prefeituras possam criar suas secretarias de Segurança e para isso contamos com a

colaboração do senhor e da Prefeitura de Eusébio”, disse Joathan.

No final, o presidente do Consesp agradeceu a presença do secretário Lauro Leite e destacou que esse agradecimento será feito também de forma oficial com a entrega, em breve, de uma homenagem de honra ao mérito pelo trabalho realizado, por ele, à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania do Eusébio.