SEJUV conquista bicampeonato do Torneio Novembro Azul de Eusébio

quinta-feira | 16/11/2023
Fotos: Sejuv e Levy Oliveira/PME

No feriado de 15 de novembro, dia da Proclamação da República, a Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), realizou no Ginásio Joaquim Gregório a 4ª edição do Torneio Novembro Azul. Além de promover o esporte e um estilo de vida mais saudável, a ideia foi conscientizar os homens quanto a importância da prevenção do câncer de próstata, no contexto da campanha Novembro Azul. Os times participantes foram: Saúde, Sejuv, Secretaria de Educação, Guarda Municipal, Endemias, Câmara Municipal, Secult e Infraestrutura. Foram 8 times disputando o primeiro e segundo lugar do torneio.

Segundo Raimundo Ribeiro, secretário executivo da Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, destaca a importância da prevenção contra o câncer de próstata. “O câncer de próstata é um assunto delicado. Para ter uma ideia neste ano nós temos estatisticamente 72,5 novos casos para cada 100 mil habitantes da Região Nordeste. Isso ultrapassa e muito o câncer de mama. Nós homens somos muito difíceis de sermos mobilizados nos exames de prevenção do câncer de próstata. Aqui em Eusébio, basta procurar o médico clínico no Posto de Saúde da Família (PSF) ou um urologista na Policlínica quando encaminhado pelo posto de saúde. O câncer de próstata é curável desde que detectável em tempo hábil e antes de qualquer complicação”, disse.

Michel Choquito, secretário de Esportes e Juventude de Eusébio, pontua que os homens devem se cuidar. “Essa parceria com a SMS só reforça a importância para que nossos atletas e também servidores cuidem da saúde, não só a saúde esportiva, mas a saúde mental e clínica. A prevenção é o caminho para isso”, pontuou.

A Secretaria de Esporte e Juventude conquistou mais uma vez a liderança do Torneiro Novembro Azul e a vice-campeã foi a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINSPE).

Foto: Sejuv