Seminário aborda a garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Eusébio

quinta-feira | 10/10/2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio (CMDCA) estará promovendo, dia 18 de outubro de 2019, o Seminário “Em Eusébio Garantimos os Direitos de Crianças e Adolescentes”, integrando as ações do Trimestre dos Direitos. O evento acontecerá no Auditório de Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz (Rua Maria Teixeira Joca, s/n, bairro Parnamirim), de 8 às 16 horas.

O Seminário será aberto às 8 horas com recepção e credenciamento. Às 9 horas ocorrerá a cerimônia de abertura e lançamento da 7ª Edição do Estatuto da Criança e do Adolescente – (ECA). Às 09h30 será realizada a Mesa Redonda com o tema, “O Processo de Adoção no Ceará e em Eusébio”, com coordenação da presidente do CMDCA Eusébio, a secretária de Desenvolvimento Social do município, Michele Cariello Queiroz, tendo como debatedores:  Hugo Mendonça, promotor público Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ – MPCE);  Emilda Afonso de Sousa, promotora pública da 3ª Vara de Eusébio; Rejane Eire, juíza da 3ª Vara de Eusébio;  Jaqueline Rocha, assistente social da Maternidade Amadeu Sá e Larissa Barros, coordenadora do Centro Humanitário de Amparo à Maternidade  (CHAMA).

Às 10h30 horas acontecerá outra Mesa Redonda que abordará o tema: “Escuta Qualificada Versus Depoimento Especializado”, com coordenação de Katiana Moura, coordenadora da PSE Eusébio e participação de Hugo Mendonça, promotor público e coordenador do CAOPIJ/ MPCE;  Emilda Afonso de Sousa, promotora pública da 3ª Vara de Eusébio e Rejane Eire, juíza da 3ª Vara de Eusébio. Às 12 horas, será a vez do debate com a Plenária e Encaminhamentos

As 13h30, o evento será retomado com a Mesa Redonda: “Em Eusébio Garantimos Direitos de Crianças e Adolescentes assim: Escola em Período Integral; NAMME e Inclusão; Agente de Saúde Adolescente; Atenção Integral à Gestante e Primeira Infância; Conselho Tutelar; Escola de Promoção da Vida; Criança Feliz; Família Acolhedora; Vidas Preservadas; Arte; Cultura; Esporte e Inclusão (NAEC/SECULT/SESPORT); Estação da Luz; Midiacom-ITEVA; Qualificação Profissional de Adolescentes (IEP); Acolhimento Institucional – Lar Davis, APAE- Eusébio; Às 15 horas, será a vez do debate com a plenária e 16 horas o encerramento.