Serviço Família Acolhedora capacita três famílias

quinta-feira | 18/01/2018

O Serviço Família Acolhedora, realizado pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), organiza o acolhimento, em residências de famílias cadastradas e capacitadas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Através do serviço, a criança e/ou adolescente, residente do Eusébio, é encaminhado pelo Poder Judiciário à família acolhedora, que ficará com a guarda provisória, e iniciando acompanhamento psicossocial do caso, pela equipe técnica do serviço, que é formada por uma assistente social e uma psicóloga.

Cada família acolhedora, ao receber a criança ou adolescente, recebe um auxílio financeiro mensal repassado pelo município visando o custeio dos gastos relativos às necessidades dos acolhidos. No ano passado, a equipe desse serviço realizou palestras de divulgação nos bairros: Santo Antônio, Santa Clara, Mangabeira, Parque Havaí e Jabuti. Dessa mobilização saíram três famílias interessadas, que já foram cadastradas e capacitadas, que agora estão à espera das crianças.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, diferente de um acolhimento institucional num abrigo, o Família Acolhedora oferece um acolhimento integral e individualizado, pois a criança tem uma convivência comunitária e familiar, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o acolhimento familiar acontece de forma temporária, podendo durar de seis meses a dois anos, de acordo com decisão judicial, até a reintegração total da criança à família de origem ou o seu encaminhamento para uma família substituta.

Quem desejar mais informações pode ligar no número 32604945 ou falar com a equipe na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), formada pela assistente social Layanne Bezerra e pela psicóloga Sandra Carvalho.