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Serviços do SINE/IDT de Eusébio podem ser solicitados via internet

terça-feira | 24/03/2020

O SINE/IDT do Eusébio está com sua unidade de atendimento no município fechada até o dia 27, atendendo ao decreto estadual n°33.519, que intensifica as medidas para o enfrentamento da infecção humana pelo novo Coronavírus. Segundo a gerente da Unidade do SINE/IDT de Eusébio, Socorro Sobrinho, dessa forma os agendamentos para atendimento presencial estão suspensos, até segunda ordem. 

Segundo ela, o retorno das atividades será divulgado no site do SINE/IDT (www.idt.org.br) e nas redes sociais para que as pessoas possam realizar um novo agendamento. “Informamos que o cidadão pode de casa mesmo obter diversos serviços, como por exemplo, a consulta de vagas, encaminhamento para as oportunidades de trabalho e habilitação para o seguro-desemprego, dentre outros, por meio do portal gov.br/trabalho. Essa suspensão do atendimento presencial visa o bem-estar da sociedade. Agradecemos a compreensão de todos”, disse.

Um dos serviços que podem ser solicitados remotamente é o seguro-desemprego. Isto porque o serviço está disponível na versão online. O benefício, concedido ao trabalhador desempregado sem justa causa, para auxiliá-lo na manutenção e busca de emprego, precisa ser solicitado de 7 a 120 dias após a data da demissão, e existem duas formas para solicitar o serviço de casa: pelo computador ou pelo aplicativo do celular, basta seguir o passo a passo disponível abaixo.

É importante que o trabalhador tenha em mãos sua documentação, na hora de solicitar seu benefício, como RG, CPF, CTPS e Requerimento do Seguro-Desemprego (caso não tenha recebido o seu requerimento, é necessário solicitar ao seu empregador). A liberação da primeira parcela ocorre 30 dias após o cadastro da solicitação no sistema e ele somente é concedido ao trabalhador que não possuir renda própria com valor igual ou superior a um salário mínimo. 

Para acessar os serviços pelo computador é preciso acessar o Portal Gov.br/trabalho, efetuar ocadastro e criar uma conta para obter “login” e senha, caso ainda não seja cadastrado. Após o cadastro e o acesso no sistema, é possível acessar os serviços digitais para o Seguro-Desemprego. Na tela serviços, é só procurar a função que permite Requerer o Seguro-Desemprego. O acesso é pessoal e restrito e no canto superior direito da tela, irá constar o nome do trabalhador.  

Já na tela seguinte, aparecerá duas funcionalidades: a primeira “Solicitar o Seguro-Desemprego” e a segunda “Consultar Seguro-Desemprego”. Deve-se clicar na função “Solicitar Seguro-Desemprego”. Em seguida informar o número do Requerimento do Seguro-Desemprego – entregue pelo empregador no momento da dispensa. O número possui 10 dígitos e está visível no canto superior do formulário. Em seguida, apertar a função LOCALIZAR ou teclar ENTER. 

Checar se as informações que aparecem estão de acordo com seus dados pessoais. Em seguida, ler as regras legais para habilitação ao benefício e, ao final, clicar no campo que contém a mensagem afirmando concordar com as regras e condições para solicitação/recebimento do benefício. Em seguida, apertar no comando CONCLUIR. Depois surgirá na tela a palavra ATENÇÃO, para que a pessoa confirme a solicitação do seu benefício. Então é só clicar com o mouse no comando CONFIRMAR.

Na etapa seguinte, será apresentada na parte inferior da tela, a frase “SOLICITAÇÃO DO BENEFÍCIO REALIZADA COM SUCESSO” com informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

 

Com informações do SINE/IDT