Setor de Inclusão de Eusébio atua para o desenvolvimento integral das crianças com Transtorno do Espectro Autista

quinta-feira | 08/04/2021
Todas as escolas da rede municipal, incluindo o NAMME, recebem assessoria do Setor de Inclusão. O trabalho também conta com 18 salas de recursos multifuncionais que funcionam nas escolas. (Imagem: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, tem realizado um trabalho especializado no atendimento de crianças do Transtorno do Espectro Autista (TEA) disponibilizando todo aparato necessário para o bom desenvolvimento na idade escolar. O trabalho é coordenado e assessorado pelo Setor de Inclusão. Segundo a coordenadora do Setor, Marcilene de Lima Abreu, a missão do órgão é assessorar os professores, diretores, coordenadores e familiares sobre o atendimento que deve ser dispensado a esse segmento.

“Realizamos, ainda, a anamnese (entrevista com o paciente) e avaliação dos alunos; orientações e formações para professores, profissionais de apoio e diretores; realizamos estudos direcionados; oficina de Libras; oficina de materiais adaptados e encaminhamentos para consultas e para Centros de Referências”, pontua Marcilene Abreu, acrescentando que os profissionais realizam o acompanhamento interdisciplinar por meio de atendimento clínico educacional dos alunos com deficiência das redes regulares de ensino favorecendo o processo de inclusão.

Além das crianças com autismo, o Setor de Inclusão tem como público alvo: alunos com deficiência física, intelectual, auditiva, visual; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/superdotação. A equipe técnica do órgão conta com pedagogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. Todas as escolas da rede municipal, incluindo o NAMME, recebem assessoria do Setor de Inclusão. O trabalho também conta com 18 salas de recursos multifuncionais que funcionam nas escolas.

Profissionais especializados

O Setor de Inclusão conta com profissionais especializados para o atendimento de qualidade dos alunos com deficiência em Eusébio. O Terapeuta Ocupacional, por exemplo, tem como objetivo facilitar o desempenho ocupacional da criança com Transtorno do Espectro Autista -TEA nas áreas de desempenho ocupacional que consiste em atividades de vida diária – AVD em relação ao autocuidado, (alimentação, vestuário, higiene), o brincar, a escola, e o lazer. A intervenção da terapia ocupacional é realizada, por meio de avaliações clínica para identificar as dificuldades que esteja interferindo no cotidiano de casa e escola e na participação social, bem como a utilização da sua pratica clínica e algumas abordagens como o da integração sensorial, no qual envolve atividades sensoriais específicas para ajudar a criança a responder adequadamente à luz, som, toque, cheiros, movimentos e outras informações facilitando a crianças com autismo a gerenciar suas sensibilidades e desejos .

Já o psicólogo tem um papel fundamental no diagnóstico de TEA para ajudar as pessoas a lidar e gerenciar os desafios associados ao autismo. Isso quer dizer que o psicólogo utiliza de técnicas de ensino com o intuito de aumentar comportamentos adequados e reduzir aqueles que podem ser prejudiciais ou interferem no aprendizado. Através de recompensas para reforçar o comportamento positivo e estimular determinada prática

O Psicopedagogo, por sua vez, contribui para o processo de aprendizagem. Um caminho, é propiciar conhecimento pelo que encanta e estimula, para despertar seu interesse e curiosidade para a leitura, escrita e interação social. A aprendizagem será efetiva se a proposta despertar o interesse e a curiosidade do aprendente.

O Pedagogo visa assegurar o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento do aluno com TEA. As intervenções pedagógicas tem como função contribuir na compreensão, assimilação e orientação comportamental do aluno com TEA, para que ele possa desenvolver suas potencialidades, respeitando o ritmo de cada um. Para que isso aconteça é fundamental o apoio da família e dos demais profissionais para que esse trabalho seja realizado com êxito.

E o fonoaudiólogo atua no desenvolvimento do indivíduo com TEA para melhorar os sintomas comportamentais, linguagem e comunicação verbal e não verbal. A intervenção precoce e continua do fonoaudiólogo é de extrema importância para que o quadro do paciente evolua satisfatoriamente, no que envolve sua comunicação geral e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, gestual, oral e escrita, capacitando-o para compreender, realizar atividades e agir sobre o ambiente que o cerca.

Dia Mundial

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. Já o Abril Azul estendeu essas atividades devido a importância do tema nos dias de hoje e a necessidade de alertar a população para o problema.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o diagnóstico correto e tratamento adequado pode fazer grande diferença na vida dessas pessoas. Observa que quanto mais os familiares e a população em geral tiverem informações sobre o autismo, mais possibilidades de quem possui o transtorno ter uma vida funcional, com interação e realizando atividades escolares direcionadas, de lazer entre outras. “É preciso que a sociedade perceba e respeite as particularidades do autista sabendo que cada ser humano é diferente um do outro, independente de apresentar ou não algum transtorno,” avalia.