Shopping Eusébio inaugura expansão com 62 novos negócios, praça de alimentação e cinemas

quinta-feira | 31/10/2019

“Aqui é um terreno fértil, tem um mercado maravilhoso, uma gestão progressista e honesta. Quem quiser investir aqui é o lugar”. A frase dita pelo empresário Riamburgo Ximenes marcou a solenidade de inauguração da expansão do Shopping Eusébio, na manhã desta quinta-feira (31).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, o empreendimento, inaugurado há 5 anos, com 10mil m² de área construída dobrou de tamanho e passou da categoria Mall para Shopping, com 20 mil m² e 120 negócios, sendo 62 novos, incluindo lojas de vestuário, alimentação, entretenimento, serviços bancários,  entre outros segmentos. Para 2020, há previsão de uma segunda expansão com investimentos de R$ 20 milhões, que deve começar em maio e se encerrar em outubro, Outras duas também estão previstas.

Em sua fala, Riamburgo Ximenes disse que quando o secretário Eilson Gurgel, propôs a vinda do shopping para o município, os empresários diziam que o Eusébio seria o futuro, mas sempre ouviam do prefeito Acilon que o Eusébio já é o presente. “Então chegou a hora do Eusébio. Começamos com um Mall, mas já com o projeto de transformá-lo em um shopping. Agora, 5 anos depois estamos materializando essa expansão. Depois teremos mais três. Desde o início tivemos 100% das lojas locadas”, ressaltou

O empresário comentou que a velocidade da obra foi muito grande, pois tudo foi feito em 7 meses com inverno rigoroso. “Foi um grande e belo desafio. Mas você plantar em um terreno fértil como o Eusébio. é fácil. Digo que Eusébio está para Fortaleza como a Barra da Tijuca está para o Rio de Janeiro, está só nascendo. Podemos considerar o Eusébio de antes, comercialmente, e depois do Shopping. Esse empreendimento é um divisor de águas do município. Agora, que se não tivesse uma gestão progressista, que quer o bem da gente, honesta e séria, não conseguiríamos. Fomos convidados por outros municípios, mas encontramos um ambiente político e territorialista muito selvagem. Mas esse não é o caso do Eusébio, quem quiser investir aqui é o lugar”, enfatizou.

Riamburgo comentou que o Eusébio é um campo tão fértil e tão abençoado que somente três lojas, desde quando nasceu o shopping, fecharam e foram logo substituídas. “Trabalhamos nesses cinco anos, os mais difíceis do Brasil. Começamos com 100% desse shopping locado, 10 mil m² e agora fomos para 20 mil m². Aqui temos exemplos de sucesso, como dois casais que começaram com um pequeno negócio, e hoje estão no terceiro negócio, aqui no shopping. Esse é um solo fértil, só depende de vocês, mercado tem, e é maravilhoso. As lojas que não conseguiram abrir hoje estarão entre 20 e 30 dias funcionando”, asseverou.

O prefeito Acilon Gonçalves agradeceu as palavras do empresário e pontuou que “só o toque de Deus, tocando os tocadores dessa obra para conseguir esse empreendimento ser inaugurado no prazo. Isso foi algo sobrenatural”, comentou. Para Acilon, o segredo do Eusebio é o planejamento rígido, cumprido e acompanhado, “porque precisa acompanhar o planejamento para modificá-lo no momento certo”.

Segundo ele, as parcerias são também importantes com o Governo do Estado. Citou que a modernidade planejada e adaptada pode ter como exemplo a Rodovia CE-010, que possibilitou que a parte nobre de Fortaleza pudesse estar dentro do Eusébio em apenas 15 minutos. O grande impacto do Shopping no Eusébio, conforme Acilon, é que a vida das pessoas não depende muito pouco do administrador de plantão, mas este tem que ter responsabilidade de dotar a cidade de mecanismos que colaborem com melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Uma desses mecanismos é o Shopping do Eusébio, que é um grande centro de compras, de lazer e entretenimento. Aqui temos uma das melhores e mais modernas praças de alimentação da zona metropolitana. As salas de cinema são coisa de primeiro mundo. Enfim, já contamos com torres empresariais, todo suporte de saúde e educação. Dessa forma podemos dizer que hoje o Eusebio está autossustentável. Hoje é possível viver no Eusébio sem sair para lugar nenhum”, asseverou.

Para Acilon, acabou aquela história de que o Eusébio é uma cidade dormitório. “A cidade tem vida. Aqui se vive e se vive tem, porque tudo aqui tem. Sempre digo que em 1.500, quando Pedro Alvares Cabral chegou no Brasil não foi na Bahia, mas sim no Eusébio, pois a carta de Pero Vaz de Caminha dizia, essa terra em se plantando tudo dá(…) e a cidade do Brasil em que plantando tudo dá é o Eusébio”, comparou, sob os aplausos dos presentes.

O prefeito observou, ainda, que a Prefeitura está colaborando com Shopping, buscando capacitar as pessoas para ocuparem as vagas criadas pela expansão, com qualidade. Anunciou ainda a adaptação dos horários do transporte gratuito para beneficiar os trabalhadores do shopping nos horários de chegada e saída. “Estaremos até janeiro com 100% dos novos horários sendo cumpridos para atender os trabalhadores do Shopping e de outras empresas,” prometeu.

Ao final de sua fala, Acilon destacou que neste ano será inaugurado o novo Centro de Reabilitação de Eusébio, que possuirá uma Sala do Autista, a maior e mais moderna do Ceará e do Nordeste, com padrão privado. “No ano passado a Corrida do Eusébio doou 5 reais de cada inscrição para comprar brinquedos para a sala. Teremos mais uma notícia sobre a sala que será dada posteriormente. “Esse é nosso compromisso, representando a cidade nesse tempo que estou por aqui, procurando dar liberdade para os empreendedores atuarem em prol da vida das pessoas. E um dos maiores exemplos desse nosso procedimento é o Shopping Eusébio, com toda sua seriedade e credibilidade, pois só com essas duas coisas a gente consegue crescer”, finalizou. Em seguida os presentes visitaram as dependências do empreendimento, que foi aberto ao público.