SINE do Eusébio realiza black friday do emprego com manhã de serviços para os trabalhadores

sexta-feira | 25/11/2022
O evento disponibilizou mais de 150 vagas de empregos formais

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Sala do Empreendedor, em parceria do IDT/SINE de Eusébio, realizou nesta sexta-feira (25/11), a Black Friday de Empregos. O evento disponibilizou mais de 150 vagas de empregos formais com carteira assinada e contou ainda com: com café da manhã para os participantes;  teste glicêmico, atendimento presencial aos trabalhadores e impressão de currículo; palestra como elaborar um currículo profissional e sobre o comportamento em uma entrevista de emprego; seleção com  empresas parceiras convocadas e recebimento de currículos de Jovem Aprendiz (Participação do IEP).

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do evento como forma de chamar os trabalhadores para que conquistem suas vagas no mercado de trabalho. “Nossa parceria com o IDT/SINE busca facilitar o acesso dos trabalhadores ao mercado de trabalho e a Prefeitura vem dando sua parcela de contribuição buscando parcerias com as empresas e qualificando a mão de obra com diversos cursos. Vamos intensificar essa política ainda mais em 2023 para que tenhamos uma taxa de empregabilidade cada vez maior”, observou.

Segundo o coordenador do IDT/SINE de Eusébio, José Edvaldo, o objetivo é que a Black Friday do Emprego se torne um evento anual permanente. “Nós aqui do IDT/SINE trabalhamos com oito ações permanentes, que são: a intermediação de mão de obra; seguro desemprego; trabalhador[R1]  autônomo; jovem aprendiz empreendedor; trabalhador deficiente (TCD), Programa Ceará Técnico; Estudos e Pesquisas. Nosso objetivo é abrir portas para toda sociedade”, disse.

Ele salienta que no atual momento, as empresas estão solicitando mais trabalhadores, principalmente neste fim de ano quando surgem mais vagas. “Temos, em média, 150 vagas disponíveis para serem ocupadas, mas nossa maior dificuldade é a falta de qualificação, pois com as novas tecnologias, e avanços, as empresas estão se renovando e buscando trabalhadores mais qualificados. Existem programas ambiciosos para o futuro aqui no Eusébio. A Prefeitura tem nos ajudado com a qualificação e nós continuamos trabalhando com a intermediação das vagas nas empresas”, ressaltou.

Capacitação

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Social e responsável pela Sala do Empreendedor, Patrícia Studart destacou que o Black Friday é um evento muito importante, “principalmente para aqueles que fizeram cursos pela Sala do Empreendedor. Hoje temos aqui várias empresas parceiras disponibilizando vagas para as pessoas poderem participar, estamos firmando um compromisso de dar prioridade para os eusebienses. Esse mercado de trabalho voltou a crescer e a abrir vagas. Atualmente estamos com o curso de barbeiro, que tem uma demanda grande, o segundo curso do ano, essa é a gestão Acilon Gonçalves que se preocupa com capacitação dos nossos trabalhadores”, comenta.

Com relação a novos cursos de capacitação de mão de obra, Patrícia pontua que a Sala do Empreendedor está buscando parcerias com empresas para que os cursos sejam direcionados para as necessidades do mercado. “Estamos com uma parceria com a Infolink para a formação de mão de obra na área de tecnologia e instalação de redes, que tem uma demanda grande de vagas no mercado, vamos focar nesse propósito em 2023. Hoje nos sentimos realizados com o retorno de nosso trabalho, pois onde chegamos nos deparamos com ex-alunos de nossos cursos colocando em prática o aprendizado e isso é muito gratificante, também já temos mais de 50% dos jovens aprendizes no mercado. Esperamos que após a pandemia o mercado venha dar uma alavancada para que os demais também consigam acesso às vagas que venham surgir”, concluiu.