SINE/IDT não funcionará na quinta e sexta-feira devido a reforma na sua sala

terça-feira | 14/08/2018

O SINE/IDT informa que não vai realizar atendimento ao público nesta quinta, dia 16, e sexta-feira, dia 17, em virtude de reformas que estão sendo realizadas na sua sala, localizada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social de Eusébio (SDS). O órgão tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento complementar e/ou, transversal da educação formal, profissionalizante e tecnológica, do trabalho e do empreendedorismo, visando à inclusão social.

Segundo a gerente do SINE/IDT de Eusébio, Socorro Sobrinho, o órgão é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará, como Organização Social, através do Decreto nº 25.019, de 3/7/98, apta a executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo. “Através de contrato de gestão, executamos as atividades do programa Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outras ações voltadas ao desenvolvimento social com geração de ocupação e renda”, destaca.

No SINE/IDT é possível realizar o cadastro de trabalhadores que demandam emprego; recrutamento, seleção e intermediação de profissionais para o mercado de trabalho; atendimento de trabalhadores para o seguro-desemprego; agenciamento de profissionais autônomos prestadores de serviços; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; estudos e pesquisas na área do trabalho e do desenvolvimento social; capacitação e qualificação profissional; orientação para o mercado de trabalho e concessão de microcrédito para microempreendedores.

O prefeito Acilon detalha que a implantação do SINE no Ceará ocorreu em 1977 e transformou-se numa das mais bem-sucedidas experiências do País, desde meados dos anos 80, cujos resultados se destacam até hoje nos cenários nacional e internacional. A partir de 1998, suas atividades passaram a ser executadas pelo o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), organização social constituída a partir do corpo técnico remanescente do SINE-CE, que era vinculado à Companhia de Desenvolvimento do Ceará (CODECE). Por meio de contrato de gestão celebrado com o governo do Estado, tendo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) como entidade contratante e supervisora, o escopo das ações do SINE vem sendo executado pelo o Instituto, há mais de 16 anos. No Eusébio o órgão funciona desde 2004.