Sistema de transporte de pacientes da Prefeitura de Eusébio recebe aprovação da população

quarta-feira | 23/11/2022
São três carros da comunidade e quatro ambulâncias que realizam esse serviço, atendendo em média 65 pacientes por dia (Foto: Levy Oliveira /PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza à população eusebiense o sistema CAD (Central de Atendimento e Despacho), que é o serviço de call center destinado ao controle e disponibilização de transporte de pacientes. O serviço é realizado pela empresa Atlanta Tecnologia de Informação, licitada para esse atendimento, e está sendo bem avaliado pela população de Eusébio. Em uma avaliação que vai de 0 a 5, a nota dada pela população ao serviço atinge 4,85.

O procedimento para solicitação de veículo é simples, o paciente liga para a Central, através do número 3260 1327, e é atendido por uma equipe qualificada. Faz a solicitação do transporte e o atendente lança a solicitação da viagem no sistema. Em seguida, o motorista, através de um aplicativo embarcado no veículo, recebe a informação da ocorrência, o nome e endereço do paciente e o destino da viagem, que pode ser para o Hospital Municipal ou a UPA.

Segundo o gestor de contratos da Atlanta, Paulo David, a empresa tem o controle de todo o trajeto, em tempo real, desde o aceite da viagem pelos motoristas, isto é, todo o tempo utilizado para atender a ocorrência. “Após o cidadão ser atendido pelo call center, ao final, ele dá uma nota para o atendimento que vai de zero (0) a cinco (5) e nossa nota hoje é de 4,85, o que consideramos um nível excelente e significa que a população está plenamente satisfeita com nosso serviço”, enfatiza

O serviço funciona de segunda a segunda, 24 horas, pois é um serviço ininterrupto. São três carros da comunidade e quatro ambulâncias que realizam esse serviço, atendendo em média 65 pacientes por dia, ou 2 mil por mês. “Atendemos tanto a população que está em casa e passa mal e precisa chegar mais rapidamente ao hospital ou UPA, a casos mais graves de emergência, por isso procuramos fazer isso com a maior brevidade possível”, ressalta.

O sistema

O sistema funciona através de uma tecnologia avançada denominada de CAD. Através dele, o atendente do call center tem uma visão geral, através do mapa do município e por sistema GPS, da localização de cada veículo e ao receber a demanda já sabe qual deles pode acionar. Ela emite a ocorrência e os motoristas recebem via celular a demanda.

No mapa virtual, o carro que está livre fica com o ícone na cor azul e os que estão em serviço ficam na cor vermelha. A maior demanda é para atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além dos atendentes do call center, o sistema conta com controladores, tanto no Hospital como na UPA, que realizam o direcionamento para o retorno dos pacientes às suas casas após o atendimento.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o sistema tem como principal função atender com maior brevidade as ocorrências de saúde, pois quando mais ágil o encaminhamento do paciente às unidades de saúde, mais ágil será o tratamento. “Isso chamamos de saúde resolutiva e a ideia e reduzir os agravos e restabelecer o mais breve possível a saúde do paciente. Mas continuamos com nossa meta de trabalhar com a prevenção e manutenção da saúde em geral, para que todos tenham uma melhor qualidade de vida,” argumentou.