SME capacita profissionais da educação para o Programa de Saúde na Escola

sexta-feira | 01/03/2024
Fotos: Divulgação/SME

A Secretaria Municipal de Educação do Eusébio (SME), realizou na quinta-feira (29/02) a capacitação voltada para profissionais da Educação e professores responsáveis pela realização do Programa de Saúde na Escola (PSE). O PSE é um programa de âmbito nacional com articulação nos municípios.

Durante a manhã desta quinta-feira (29),  os profissionais receberam informações importantes sobre o PSE, tais como: o contexto de criação do Programa (de 2003 até a atualidade),  o porquê da existência do PSE, como deve ser a articulação entre Secretarias de Educação e Saúde (e outros parceiros), planejamento e desenvolvimento dos temas estipulados, sugestões e estratégias de atividades, vídeos propostos para ações temáticas, tutorial de preenchimento de relatórios, bem como, debate sobre expectativas e dúvidas acerca do programa.

“O Programa de Saúde na Escola é desenvolvido com alunos da rede municipal e estadual de ensino, inclusive com os alunos da Educação Infantil. Na Capacitação houve a participação de representantes dos respectivos segmentos. Na próxima semana já aplicaremos o PSE nas escolas municipais”, disse André Limaverde, coordenador do Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE) da SME.

O Programa de Saúde na Escola (PSE) proporciona o desenvolvimento dos alunos por meio de ações de promoção à saúde, prevenção a doenças e agravo à saúde. Várias atividades são realizadas através do PSE, como destaca Júlio César Costa, secretário de Educação de Eusébio. “Através do PSE iremos realizar com os alunos várias atividades como oficinas pedagógicas, caminhadas, rodas de conversas e debates. Uma das ações que vamos realizar no mês de março são as palestras de prevenção à dengue”, destacou.