SME e SEBRAE se reúnem para definir ações do Programa Jepp nas escolas municipais

quarta-feira | 13/12/2023
Fotos: SME/PME

A Secretaria de Educação de Eusébio por meio do Departamento Programas e Projetos estiveram reunidos na última quinta-feira (7) com os representantes do Sebrae para alinhar e planejar as ações do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) para o ano 2024.

O Programa JEPP busca fomentar a cultura empreendedora dentro das escolas, fazendo desta uma estratégia para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. A parceria SEBRAE e município se dá dentro de várias atividades, sendo o JEPP nas escolas. Essa parcera trás grande benefício para as novas gerações de crianças e adolescentes. Atualmente o programa JEPP acontece nas escolas de 1º ao 9º ano de rede de ensino municipal.

Patrícia Castro, secretária executiva da Secretaria Municipal de Educação destaca sobre as atividades do JEPP nas escolas. “O programa JEPP se desenvolve por temáticas de acordo com a série escolar dos alunos. Há uma proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, todas contemplam atividades lúdicas para ampliar o ambiente da aprendizagem, estimulando comportamentos empreendedores, promovendo o protagonismo, a iniciativa e a autonomia”, destacou.

Ainda conforme Patrícia, os professores passam por um treinamento para aplicar o Jepp nas salas de aulas. “Os professores passam por um curso EAD no qual tem acesso a todos os materiais digitais da série escolar, nesse curso tem o plano de aula e vários materiais que foram construídos para serem aplicados com os alunos. Nesse ano, os pedagogos (1º ao 5º ano) e os professores de Ciências (6º ao 9º ano) aplicaram o programa em suas aulas”, disse.

Participaram da reunião, o secretário adjunto da Educação Dino Paulino, secretária executiva Patrícia Castro, a diretora do Departamento Programas e Projetos Jéssica Soares e as representantes do SEBRAE, Consultora Iandra Virgínia e a analista técnica Valdenis Ferreira.