SME lança Campanha Educação sem violência baseada na Lei Menino Bernardo

segunda-feira | 26/06/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta segunda-feira (26/06) no Plenário da Câmara Municipal de Eusébio a Campanha Menino Bernardo – Educação sem Violência. A Lei 13.010/2014, foi criada a partir da triste história de um menino de 11 anos, de nome Bernardo Boldrini que sofreu violência doméstica na cidade de Três Passos no Rio Grande do Sul. A Lei n.º 13.010/2014 prevê que as crianças e os adolescentes têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante.

No município de Eusébio, todos da Educação e do Desenvolvimento Social estão envolvidos em orientar pais e responsáveis sobre educar sem violência. A Lei aborda três importantes quesitos, que são: agressão física, agressão emocional e de maus-tratos. Maria do Carmo Bezerra, coordenadora do Departamento do Selo Unicef e Busca Ativa Escolar destaca a importância de orientar pais, responsáveis e profissionais da educação sobre educar sem violência.

Segundo ela, tanto a Secretaria de Educação está sempre fazendo reuniões, rodas de conversas com o objetivo de orientar os pais e responsáveis e passando as orientações de como eles podem trabalhar as dificuldades dos filhos. “Nós já temos em nosso grupo mães que são acompanhadas pelos psicólogos. Se uma criança não faz uma coisa correta, é preciso conversar com ela e dizer o que é certo e o que é errado, orientando sem precisar bater. Essas orientações também são repassadas aos profissionais da educação”, disse.

A lei é pedagógica no sentido de reuniões com os pais e capacitação dos profissionais.