SMS intensifica ações de combate a dengue no Eusébio

sexta-feira | 01/03/2024

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), está intensificando as ações de combate ao mosquito da dengue no município, principalmente nesse período de quadra invernosa. Até o momento, apenas 01 (um) caso de dengue foi confirmado no município, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA).

As ações são: fiscalização em terrenos e prédios fechados; mutirão de limpeza de ruas, logradouros e praças; limpeza e telamento de caixas d’água em prédios públicos; fechamento de fontes de água bruta (poços, cacimbas e tanques); ações de Controle Vetorial, dentre outras.

A população deve ficar alerta para os sintomas que são: febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao primeiro sinal dos sintomas, deve-se procurar atendimento médico de urgência. No município de Eusébio, a população pode ser atendida nos seguintes locais: UPA Eusébio 24h e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os moradores devem intensificar também em suas casas os cuidados necessários de combate a dengue, que são: evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias; vasos, potes e outros objetivos que acumulam água devem ser observados diariamente; fazer a limpeza regular da caixa d’água e mantê-la fechada; colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, de preferência.