SMS realiza palestra com foco na saúde mental na amamentação

sexta-feira | 04/08/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (3) a palestra “A importância da saúde mental no aleitamento materno”, que faz parte das ações em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização a amamentação. A palestra foi realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro Parque Havaí e ministrada pela Psicológa do Namme, Lílian Ingrid Bastos e por Cecília Milanez, enfermeira da UBASF do Parque Havaí. Ambas falaram sobre os cuidados importantes para a amamentação e para o bebê.

Cecília Milanez, enfermeira e uma das palestrantes destaca o objetivo da palestra sobre saúde mental na amamentação. “A gente pensou em realizar a palestra como forma de fortalecer a saúde mental das mulheres após o parto, algumas mulheres ainda têm dificuldade em amamentar por vários fatores e até por conta do ambiente. Com a saúde mental favorável elas irão conseguir amamentar, às vezes não na primeira tentativa mas na segunda tentativa. A gente reforça aqui na Unidade Básica de Saúde sobre os cuidados ao amamentar, cuidados com a higiene e orientações em relação às vacinas do bebê. Hoje realizamos essa palestra e distribuímos vitaminas para as mães”, destacou.

A psicológa Lílian Ingrid Bastos, pontua sobre a importância da saúde mental na gravidez e amamentação. “A saúde mental vai atuar no contexto desde o processo gravídico puepetaral, que é quando ela recebe a informação de que vai ser mãe e até a amamentação. Todas emoções são geradas e essas emoções serão repassadas para o bebê. E, nós temos que ter o cuidado não só com o bebê que está sendo gerado mas como essa mulher vai construir o papel de ser mãe e isso poderá inferferir no contexto de se cobrar, de pensar que não vai dar conta de amamentar e isso pode influir na produção do leite materno. É muito importante que a mulher consiga entender que ela deve criar um vínculo com a criança, que o momento da amamentação possa ser prazeroso e momento relaxante para ela e o bebê”,pontuou.

A palestra contou com a presença da primeira-dama de Eusébio e deputada estadual Marta Gonçalves e da secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro.