SMS realiza treinamento sobre primeiros socorros para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

quarta-feira | 24/05/2023
O treinamento foi realizado do auditório do CAPS Geral. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (24) um treinamento sobre primeiros socorros para Agentes Comunitários de saúde e Agentes de Combate às Endemias de Eusébio. O treinamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço Móvel de Urgência do Ceará (SAMU), ministrado pela Enfermeira Paula Paixão, do Núcleo de Educação em Urgência. Durante o treinamento, os profissionais tiveram orientações sobre atendimentos às vítimas em situações de parada cardiorrespiratória, engasgos, convulsões entre outros.

Segundo Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio, a qualificação dos profissionais de saúde faz parte “Curso Saúde com a gente”. “Por todo esse semestre de 2023 acontecem as atividades práticas dos módulos do Curso Saúde com a gente. Os Agentes tanto o de endemias quanto os Agentes de saúde sempre precisam estarem se quailificando, devido ao atendimento que eles fazem diretamente com a população eusebiense”, disse.

O objetivo do treinamento foi preparar os profissionais da saúde a agirem de forma correta em situações de emergência que possam ser vivenciadas nos seus atendimentos diários a população. Daniele Gondim, enfermeira e coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Eusébio destaca a importância do treinamento para os Agentes. “Os Agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às endemias são profissionais de extrema importância para a saúde das famílias, pois eles estão diariamente de casa a casa, e esse treinamento sobre as condutas corretas em situações de emergências são fundamentais para a assistência da população”, destacou.

O Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves pontua sobre a capacitação da categoria. “Os Agentes estão sempre presentes na comunidade. Esse treinamento veio para engradecer ainda mais a função que eles exercem com profissionalismo e dedicação”, pontuou.