SMSPC/GME/PME, CRIA NAM-NÚCLEO DE ARTES MARCIAIS, PORTARIA Nº 23/2013

segunda-feira | 02/09/2013

O Secretário LAURO LEITE, SMSPC/GME/PME, criou no último dia 01 de agosto do corrente ano, o NAM- NÚCLEO DE ARTES MARCIAIS, o qual tem como objetivo principal a aproximação da GUARDA MUNICIPAL DO EUSÉBIO a comunidade do nosso município, através de uma ação preventiva no combate a violência. A atividade principal do referido núcleo é a implantação de aulas de Artes Marciais (JIU-JITSU, KARATÊ, CAPOEIRA e KUNG-FU), nas escolas municipais e polos de atendimento, sendo que as atividades sempre se realizarão no contra – turno em complemento das atividades escolares, visando dessa maneira a manutenção do aluno em ambiente escolar e dessa forma retirando crianças adolescentes da ociosidade nas ruas e do contato direto com a violência diária, sem contar que os participantes serão beneficiados automaticamente com um melhor condicionamento físico, atingindo níveis de colesterol e glicose em patamares saudáveis, além de benefícios motores devido a gama de movimentos que poderão vivenciar, e ainda, a melhora nos processos cognitivos através das situações –problemas as quais terão de solucionar durante as aulas práticas na busca de uma melhor técnica dentro das lutas.

O referido projeto funciona no sistema de parceria Segurança/Educação/Esporte/Ação Social, onde a SMSPC-Secretaria Municipal de Segurança Pública, que disponibilizou cinco Guardas Municipais qualificados (GM MARCIANO- faixa preta no KARATÊ), (GM’s RENAN e RODRIGUES no KUNG-FU), ( ROSENO na CAPOEIRA )tendo como responsável técnico do NAM, o ( GM QUEIROZ – faixa marrom em JIU-JITSU), os quais pertencem ao quadro de nossa Guarda Municipal.

A Secretaria de Educação representada pela Professora IVONILDE SILVA DOS SANTOS, disponibilizou o espaço nas escolas do município, onde serão servidos lanches e refeições para os alunos participantes do projeto, além do material necessário para o desenvolvimento das atividades.

A Secretaria de Ação Social, que tem a frente a Sra. MARTA GONÇALVES, também prestou total apoio ao projeto e automaticamente colocou os polos de atendimento.

A Secretaria de Esportes, que é representada pela professora MARIA GORETE FROTA, dará o apoio logístico em relação aos eventos (Ex. Aulas de campo, graduações, apresentações e campeonatos).

Finalizando, o citado projeto teve a apreciação e total apoio do Dr. JOSÉ DE ARIMATEIA JUNIOR, prefeito municipal bem como o incentivo do vereador MICHEL CHOKITO e Coordenador de esportes LUIZ CARLOS CARDOSO N. JUNIOR.

OBS: SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS), 1997, “AS LUTAS SÃO DISPUTAS EM QUE O(S) OPONENTE(S) DEVE(M) SER JULGADO(S), MEDIANTE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE DESEQUILÍBRIO, CONTUSÃO, IMOBILIZAÇÃO OU EXCLUSÃO DE UM DETERMINADO ESPAÇO NA COMBINAÇÃO DE AÇÕES DE ATAQUE E DEFESA. CARACTERIZAM-SE POR UMA REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA, A FIM DE PUNIR ATITUDES DE VIOLÊNCIA E DE DESLEALDADE. PODEM SER CITADOS COMO EXEMPOLO DE LUTAS DESDE AS BRINCADEIRAS DE CABO DE GUERRA E BRAÇO DE FERRO ATÉ AS PRÁTICAS MAIS COMPLEXAS DA CAPOEIRA, DO JUDÔ E DO KARATÊ”.

EUSÉBIO MELHOR PARA TODOS.

– Veja as fotos dessa matéria em nossa galeria de fotos: http://www.flickr.com/photos/smspcgm/

Visite sempre nosso site:

smspcgmeusebio@bol.com.br

3260.5264 (SMSPC)