SMSPC/GME/PME divulga matéria sobre o implemento de arma de fogo

terça-feira | 16/07/2013

Algumas etapas devem ser respeitadas antes da inovação, defendeu o secretário municipal de segurança cidadã

Os guardas municipais reivindicaram o uso de armas e equipamentos de proteção no exercício do trabalho em audiência pública na Câmara, nesta segunda-feira (3). O tema já é debatido na Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), porém, devido aos trâmites legais, a implementação só deve ser concretizada em 2014 ou no ano seguinte, explicou o secretário municipal de segurança cidadã, Francisco Veras.

"Estamos em fase de estudo para a criação de uma comissão para debater o uso de armas de fogo", pontuou o secretário, que afirmou a formação da comissão até o final de junho. Ele acrescentou ainda que para instituir o armamento no órgão, algumas etapas devem ser respeitadas. O primeiro passo é um convênio entre a Guarda e a Polícia Federal (PF), após isso os agentes devem ser capacitados e, por fim a aquisição das armas.

Ovoce-presidente da Associação dos Profissionais da Segurança Pública no Estado (Aprospec), Gustavo Simplício Moreira, criticou a demora do poder público em acompanhar o indíce de violência, durante a audiência na Câmara. Ele comparou os equipamentos utilizados pela Guarda Municipal e os usados em crimes. “Os governos devem acordar para a questão e não continuar com o sistema que vem sendo implementado nos último oito anos”, alertou. Atualmente agentes usam taser, umaarma elétrica.

O diretor da Guarda de Curitiba, Frederico Carvalho, esteve na audiência do legislativo e apresentou a política de segurança implementada na cidade, que conta com o armamento dos guardas municipais com foco na prevenção dos conflitos e da criminalidade.

Matéria retirada do jornal DN.

EUSÉBIO MELHOR PARA TODOS.

– Veja as fotos dessa matéria em nossa galeria de fotos: http://www.flickr.com/photos/smspcgm/

Visite sempre nosso site:

smspcgmeusebio@bol.com.br

3260.5264 (SMSPC)