Telefone 153 recebeu este ano mais de mil ligações de denúncias da população

quinta-feira | 20/09/2018

O Sistema Disque Denúncia Municipal, através do telefone 153, recebeu, este ano, de janeiro até esta quarta-feira, 19 de setembro, mais de mil ligações telefônicas da população com denúncias e alertas sobre: pessoas suspeitas, assaltos, furtos, homicídios, tráfico de entorpecentes e fornecedores de armas ilícitas. O sistema é pioneiro no Ceará, sendo o Eusébio o único município do Estado que possui um sistema municipal que visa auxiliar as autoridades policiais no combate à criminalidade no município.

De janeiro a março, deste ano, a média de ligações foi 100 por mês. Os registros passaram a ser feitos a partir do mês de abril, com a adoção do sistema de protocolo. Em abril foram 118 atendimentos registrados; em maio, 192; junho, 140; julho, 108; agosto, 89 e setembro, até quarta, dia 19, foram 65 atendimentos.

As informações fornecidas pela população são repassadas para a Polícia Civil que instaura investigações e os inquéritos, e adota as medidas necessárias junto a Polícia Militar para que criminosos sejam presos e postos à disposição da Justiça. Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Lauro Leite, a pessoa que denúncia tem garantido o total anonimato, não precisando se identificar.

Ele observa que as informações têm sido de grande valia para a resolução de crimes, desbaratamento de quadrilhas e redução de assaltos a mão armada. “O município de Eusébio tem dado sua contribuição para que a sensação de segurança retorne ao nosso convívio. Sabemos que temos um caminho longo pela frente, mas com um trabalho sério, focado e constante, conseguiremos os resultados desejados”, destaca o secretário.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o número 153 é o padrão para as guardas municipais em todo o país. “O número é de fácil memorização e facilita o acesso da população ao sistema que tem como objetivo maior, auxiliar os órgãos de segurança na redução da criminalidade no município”. Ele observa que o sistema, criado em 2015, vem cumprindo seu papel, dentro do planejamento definido pela Prefeitura, no Gabinete de Gestão Integrada do Município, que discute as políticas públicas para a preservação segurança patrimonial e a dos cidadãos.