Trabalhadores da Educação de Eusébio serão imunizados contra Meningite C

segunda-feira | 16/01/2023
A vacinação de profissionais de Educação tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por esse sorogrupo (Foto: MS/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza campanha de vacinação para profissionais da educação, a partir desta quarta-feira (18/01) contra a Meningite Meningocócica do tipo “C”.  Os profissionais devem se dirigir a um dos 18 Postos de Saúde do município, munidos da seguinte documentação: CPF, Cartão de vacina, Cartão do SUS e o Comprovante que é profissional da educação.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

A vacinação de profissionais de educação tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por esse sorogrupo, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

A doença

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.