Trabalhadores de Eusébio podem ter acesso a Carteira de Trabalho Digital

quinta-feira | 13/02/2020

O Sine/IDT de Eusébio está divulgando para os trabalhadores do município um novo serviço que é a Carteira de Trabalho Digital, documento que pode ser emitido via internet, que é equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física. Segundo a gerente do Sine/IDT de Eusébio, Socorro Sobrinho, a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empresas, com redução da burocracia e custos.

“Ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. Outra facilidade é que. em vez de esperar 17 dias, desde a solicitação até a obtenção da carteira, em média, o cidadão pode ter acesso ao documento em apenas um dia”, pontua.

Socorro observa que o documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). No entanto, cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho.

Ela enfatiza que as empresas também ganham com a medida, pois poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. “Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel, resultando em simplificação e desburocratização. Outra facilidade é que as anotações, que antes ficavam na CTPS de ‘caderninho azul’ passarão a ser realizadas eletronicamente”.

Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares ou acessar o ambiente www.gov.br. Para o prefeito Acilon Gonçalves, é salutar utilizar a tecnologia para facilitar a vida das pessoas. Ele observa que a Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista. “Com esse documento eletrônico haverá também a redução da burocracia e evitará perdas de documentos, algo comum de ocorrer. É a tecnologia a serviço do mundo do trabalho”, avalia.

Para acessar a Carteira de Trabalho digital, é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. Ao acessar a página aparecerá uma ficha de cadastro. A pessoa deve informar seus dados pessoais, como: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento. Depois será direcionada para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho e após responder ao questionário, receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso. Após a conclusão do cadastro, a carteira estará disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital para iPhone e Android ou no navegador pelo link https://servicos.mte.gov.br/