Transporte gratuito do Eusébio é destaque na imprensa cearense

quarta-feira | 01/11/2017

O Eusébio foi destaque na edição desta quarta-feira (1°) do Jornal O Povo, por manter há seis anos a tarifa zero no transporte público municipal. A reportagem tem como foco o Transporte Regular Urbano (TRUE), que com suas 9 linhas cobre 90% do município. “Além da vantagem econômica, usuários ressaltam praticidade e economia de tempo com o serviço de transporte na Cidade. Prefeitura investe, em média, 1% da arrecadação no serviço”, diz a publicação.

Conforme o periódico constata, o Eusébio é a primeira do Norte e Nordeste e a quarta do País a implantar a tarifa zero no transporte público municipal. “O projeto foi criado a partir de estudo feito pelo prefeito Acilon Gonçalves, no ano de 2009, tendo como base outras experiências no setor”.

“O TRUE é gerido pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) do Eusébio e desenvolvido pela Conect, vencedora do certame realizado por preço e técnica. De acordo com o presidente da AMT, Ocleilson Lima, é exigido que a manutenção seja realizada de forma contínua e que a frota não ultrapasse dez anos de uso”.

“Neste ano, o total chega a R$ 2.310.100, cerca de 1% da arrecadação municipal”, detalha Ocleilson sobre o gasto do Município com o serviço. De acordo com ele, as rotas foram criadas para atender os locais com maior demanda de usuários. Apesar de o território ser pequeno e totalmente urbano, ele pontua que algumas comunidades ficam distantes da sede, sendo de difícil locomoção entre elas.

A reportagem do Jornal O POVO acompanhou a movimentação das paradas de ônibus no Mercado Central do Eusébio, ponto de chegada e saída de todas as linhas, por volta do meio-dia. E observou um pouco a rotina dos que vivem sem catracas. Lá, os usuários aguardam os ônibus distribuídos pela parada de cada linha, com horários específicos para passarem em cada ponto.

A reportagem traz a opinião dos usuários, como a da estudante Andressa Gomes, 23, que afirmou que a tarifa zero também garante economia de tempo e segurança. “Melhorou nossa vida. Antes era contramão, a gente tinha que ir para Messejana. Para quem tinha alguma coisa urgente para resolver, gastava muito tempo e era muito cansativo. E os motoristas são muito educados”, comemora.

Já Ana Lúcia Silva, 48, lembrou que, quando chegou no Eusébio, a quantidade de linhas do projeto era menor. “Facilitou muito para a gente ir resolver as coisas. Só às vezes que atrasa um pouco ”, conta. O TRUE foi criado inicialmente com duas linhas que faziam o trajeto Jabuti/Centro/Mangabeira, ida e volta. Após três anos, o número de linhas foi ampliado.

Com informações do Jornal O Povo