Três alunos de Eusébio se destacam em pesquisa na Fiocruz

quinta-feira | 02/10/2014

A Educação de Eusébio continua dando bons frutos. Três alunos oriundos das escolas municipais, que hoje se encontram cursando o curso de Química da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, foram selecionados como pesquisadores juniores pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Os alunos Jamylle Jorge Ribeiro, que cursou o ensino fundamental na Escola Neusa de Freitas Sá; Alex Santos Ribeiro, originário da Escola Eduardo Alves e Kayenna Angélica Martins Sappi, da Escola São Miguel, trabalharam em uma pesquisa de desenvolvimento de fármacos.

Segundo Rafael Nascimento, coordenador do curso de Química, da Escola Profissional, como a Fiocruz está se instalando no Eusébio no Pólo Tecnológico de Saúde, na Precabura, a Fundação resolveu selecionar alunos eusebienses para participar do processo de elaboração e pesquisa de produtos que serão produzidos pela entidade. “Eles foram selecionados no ano passado, a pedido do doutor em Biologia, João Hermínio Martins, que atua na Fiocruz aqui do Ceará. Trata-se de um projeto de extensão do setor de pesquisa da Fundação, a Programação de Vocação Científica (Provoc). Eles atuaram com uma bolsa de pesquisadores juniores. Os alunos foram orientados quanto à utilização de um software que simula a criação de moléculas de proteína, por computador, para a fabricação de um fármaco. Eles já apresentaram o estudo através de um pôster e agora aguardam por um novo projeto. O resultado foi bastante elogiado pelos pesquisadores da Fiocruz”, afirma Rafael.

O resultado obtido pelos três alunos eusebienses, segundo o professor, deve-se a uma base sólida que eles trouxeram do ensino fundamental. Afirma que com essa base os alunos têm conseguido apreender com mais facilidade as disciplinas do ensino

profissionalizante. A Secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, destaca que Jamylle, Alex e Kayenna foram alunos que se destacavam já no ensino fundamental e para ela, o bom desempenho deles, junto a essa pesquisa da Fiocruz, não foi surpresa.

O Prefeito Júnior também destaca que o trabalho que vem sendo realizado com os alunos nas escolas da rede municipal de ensino tem esse objetivo, o de preparar os alunos para enfrentarem os desafios futuros, tanto nos estudos como na vida. “Nossa meta é formar excelentes alunos e bons cidadãos e esse resultado demonstra que estamos no caminho certo”, afirma.