Três cidades do Sul e Sudeste do País conhecem o modelo de gestão educacional da Prefeitura de Eusébio

quinta-feira | 29/09/2022
A Secretaria de Educação recepcionou as comitivas da três prefeituras (Foto: NUTE/SME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação de Eusébio (SME), recebeu a visita de comitivas de três cidades do sul e sudeste do País, atraídas pelos bons resultados que o município obteve no IDEB 2021, mesmo durante o período mais intenso da pandemia de covid-19. Nesta quarta-feira (28), foram recepcionadas pelo secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre e equipe, as comitivas das secretarias de educação dos municípios de Lagoa Dourada (MG), Boa Esperança (MG) e Campo Largo (PR).

As comitivas vieram conhecer o modelo de gestão que está sendo implantado em Eusébio e que mesmo no período da pandemia evoluiu na proficiência de aprendizagem do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “As prefeituras ficaram analisando o resultado do IDEB 2021 e perceberam que o Eusébio, mesmo durante a pandemia, não diminuiu o aprendizado e proficiência dos alunos, na verdade aumentou e melhorou o aprendizado. E isso chamou a atenção deles. Recebi o contato das prefeituras e ficamos analisando uma melhor data para a visita. Decidimos então uma data e recebemos as três comitivas ao mesmo tempo”, explicou.

Conforme o secretário, foi apresentada a estrutura e o modelo de gestão municipal, as práticas, os procedimentos e métodos de trabalho que SME vem colocando em prática no Eusébio, “isso através da estrutura que foi montada da escola de formação, do departamento curricular de avaliação, da superintendência escolar, da tutoria e da gestão das escolas. Foi um momento muito importante de troca também, pois eles colocaram muitas situações que eles enfrentam e como resolvem em suas cidades. Com isso, a gente aprende também. Foi uma boa troca de experiência. Vamos continuar tendo essas ações, e quem nós procurar continuaremos mostrando nossas ações e nossos resultados”, disse o secretário.

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Eusébio elevou a proficiência de aprendizagem nos anos iniciais e anos finais entre 2019 e 2021, mesmo no contexto de pandemia. Também obteve a 1ª colocação nos anos iniciais e anos finais entre os municípios da CREDE 01 do Estado do Ceará e evoluiu da 104º para a 46º posição dos anos iniciais entre os 184 municípios cearenses. Com essa performance, o município fez jus a uma certificação do Governo do Estado pelos bons resultados.