Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

UEPA realiza ação terapêutica para mães de crianças autistas com foco no Setembro Amarelo

quarta-feira | 13/09/2023

A Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA), no Centro Especializado em Reabilitação (CER), equipamento da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá um momento de intervenção terapêutica psicoterápica de grupo utilizando o método PIPA – Programa de Intervenção de Profissionais em Adversidade com a psicóloga Karina Santos. A ação é voltada apenas para as mães de crianças atendidas pela UEPA/CER.

A ação acontece neste mês, em alusão à campanha ”Setembro Amarelo”, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A ideia é realizar essa ação de promoção à saúde mental em um protocolo interacional de intervenção a traumas. Para participar, as mães (ou responsável) de crianças autistas precisam realizar a inscrição na recepção da UEPA. Ao todo, serão quatro encontros, durante os dias 14, 21, 28 de Setembro e 05 de outubro, na Sala de Cuidado Parental da UEPA/CER.

Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora da UEPA destaca a importância dessas atividades. “Estamos fazendo ações em alusão ao “Setembro Amarelo” e essas atividades com o Método Pipa são de grande importância para as mães como intervir no que diz respeito aos traumas”, destacou.

O que é o Método PIPA?
Promove o cuidado em grupo para situações de adversidade, favorecendo o alívio do estresse traumático e seus impactos na vida das pessoas.

Perfil da Profissional

Karina Santos Lopes
Psicóloga, formada em EMDR e PIPA (TraumaClinic), é especialista em Luto (PUC/SP), é Mestre em Fisiologia Humanda (USP/SP) e trabalha na Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA).