UEPA realiza II Cantata de Natal – Guiado pelos anjos

quinta-feira | 14/12/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio do Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said (CER) e da Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA), realizou nesta quinta-feira (14) a II edição do evento Cantata de Natal do outro mundo com o tema “Guiados pelos anjos”. O evento envolveu toda a equipe de profissionais da UEPA, que é coordenada pela terapeuta ocupacional Arismênia Lima.

A primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves esteve no evento e foi uma das homenageadas. Marta Gonçalves foi a idealizadora da UEPA de Eusébio.

Os Familiares dos participantes, servidores e profissionais da saúde do CER e da UEPA ficaram encantados com a apresentação musical apresentada pelos pacientes e organizada e dirigida pelo musicoterapeuta Luiz Belizário. O auditório da Escola de Formação Neusa de Freitas ficou todo ornamentado com o tema natalino.

Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio esteve prestigiando o evento e destaca o atendimento da UEPA. “A UEPA tem um atendimento diferenciado e muito agregador, com multiprofissionais que acolhem. Sofre junto e se alegra junto também com as famílias, com as pessoas e principalmente com as crianças”, destacou.

A Cantata de Natal da UEPA contou com a participação da Banda Sinfônica de Eusébio. O evento emocionou a todos como pontua o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves. “Esse evento trouxe emoção. É um dia difícil de falar por conta da emoção que fala mais alto. A emoção é mais forte por que estamos colhendo o resultado antes do Natal. Eu vejo hoje aqui todas as crianças com autismo recebendo todo o atendimento multiprofissional que a técnica e a ciência exigem. Hoje também é dia de agradecer a Deus por estar iluminando todas as mentes que estão aqui e por estarem fazendo o seu melhor pela inclusão de todos”, pontuou.

O musicoterapeuta e diretor do Cantata de Natal da UEPA, Luiz Belizário destaca que o evento é uma forma de desenvolver habilidades das crianças. “O espetáculo foi todo escrito e dirigido por mim e Cantata teve a participação de todos os integrantes do Grupo de Musicoterapia da UEPA. As crianças da UEPA seguem em desenvolvimento em Musicoterapia para trabalhar as suas habilidades sociais, cognitivas e comportamento. Os ensaios para o evento foram realizados semanalmente durante o mês de novembro e no início deste mês”, destacou.

Ao todo participaram 25 crianças, 3 pais de pacientes da Uepa e 3 profissionais que protagonizaram o evento e foram figurinistas. A Cantata de Natal da Uepa teve toda a cenografia montada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio, parceira da UEPA em muitas ações.

Segundo Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora da UEPA, o evento foi mais uma oportunidade de socialização das crianças que fazem tratamento na UEPA. “Essa foi a nossa segunda edição da Cantata e Natal e só reforça que eventos como esse dá a oportunidade de mais inclusão, de mais interação entre eles e mais socialização. Ficamos muito felizes com a dedicação deles e a presença de todos os envolvidos na organização e realização”, disse.

As músicas cantadas interpretadas pelas crianças da Musicoterapia da UEPA foram:

1. Primeiro Natal
  2. Eis que viram
  3. Noite Feliz
  4. Hoje a noite é bela.

Do cancioneiro popular de Natal, com adaptação e arranjos musicais de Welington e Luiz Belizário com direção musical do maestro Waltecelio Oliveira. Interpretação Musical: Banda de Música do Eusébio e piano: Luiz Belizário.