Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

UEPA realiza palestra sobre o uso racional de medicamentos

terça-feira | 09/04/2024
A palestra aconteceu para pais e responsáveis que participam do cuidado parental (fotos: PME)

A Unidade Especializada da Pessoa com Autismo-UEPA, parte integrante do Centro Especializado em Reabilitação Fares de Andrade Said-CER de Eusébio, realizou palestra informativa para pais e responsáveis atendidos pelo Cuidado Parental destacando a importância da orientação médica e do manejo adequado dos medicamentos, tendo como palestrantes a farmacêutica Yngrid Lara Dantas e o estagiário de farmácia Marcus Silva Silvério, que atua no CER, sendo uma pessoa com deficiência motora e visual.

Marcus Silvério fala, tendo ao lado o diretor do CER, Raimundo Neto e a farmacêutica Yngrid Dantas

Segundo o coordenador do CER, Raimundo Neto, a conscientização sobre o uso responsável de medicamentos é crucial, especialmente quando se trata de cuidados parentais para crianças com autismo Segundo ele, as diretrizes apresentadas visam garantir a segurança e o bem-estar das crianças, evitando a automedicação e promovendo práticas corretas de armazenamento e descarte de medicamentos. Ressalta que essas iniciativas são fundamentais para educar os responsáveis e reforçar a necessidade de seguir as recomendações dos profissionais de saúde.

Segundo Arismênia Lima, coordenadora da UEPA, foram abordados os cuidados sobre o uso adequado de medicamentos, armazenamento e o descarte correto dos mesmos. “Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem-estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas”, destaca.

Na palestra foram dadas orientações, sobre a verificação do prazo de validade dos medicamentos; não uso de medicamentos com embalagens danificadas, sem rótulo ou bula; não se automedicar e procurar sempre orientação médica. Ademais, todo medicamento deve ser guardado em locais limpos, arejados, secos e protegidos da luz, sob refrigeração ou não; a depender da necessidade da medicação. Nunca em cima da geladeira, no banheiro, embaixo de pias ou próximo de materiais de limpeza, sempre longe do alcance de crianças e de animais domésticos.

Primeira-dama Marta Gonçalves e o estagiário de Farmácia Marcus Silvério

Estiveram presentes na palestra a primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves; Arismênia Lima, coordenadora da UEPA e Raimundo Neto, diretor do CER-Eusébio.